Já foi realizada uma convenção em Divino de São Lourenço, no sábado (20), e a última está marcada para acontecer em Iúna, no dia 5 de agosto
As convenções partidárias para definição das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, para as eleições deste ano, já começaram na região do Caparaó Capixaba. E outras estão marcadas para acontecerem a partir do dia 26 até 5 de agosto – última data para a realização dessas convenções, conforme determina a legislação eleitoral.
A primeira convenção na região aconteceu no primeiro dia do período determinado pela legislação, no último sábado (20). As siglas partidárias PP, PSD, PL, Republicanos e Agir realizaram suas convenções nessa data, para confirmar a candidatura do ex-vereador e empresário Sebastião Mutuca (PP), para prefeito de Divino de São Lourenço. Também foi confirmado o nome do vereador Hélio de Paula – da Ambulância (PSD) – como candidato a vice-prefeito.
Nesta sexta-feira (26), será realizada a convenção do grupo político que apoia o atual prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho. O PP, Podemos e Republicanos devem confirmar a candidatura do vereador Thiaguinho (PP) a prefeito. Também deverá ser confirmada a candidatura do atual vice-prefeito Marcelo Paizante (Podemos), como candidato ao mesmo cargo que ocupa atualmente, completando a chapa. A convenção vai acontecer no Auditório Francimar Carlos Pinheiro, às 18 horas.
Duas convenções, um candidato
Na mesma noite de sexta e na noite seguinte, sábado (27), serão realizadas as convenções dos partidos que irão confirmar a candidatura do cirurgião dentista Luis Carlos Pancoti (PL) a prefeito de Ibatiba. Também será confirmada a candidatura do ex-prefeito, Dr. Jonhson (Podemos), a vice-prefeito. As duas candidaturas serão confirmadas, oficialmente, no sábado, na convenção do PP e PSD, às 9 horas da manhã, e Podemos, a partir das 18 horas. Assim como na sexta, quando serão realizadas as convenções do PL e do Democracia Cristã (DC). Às 19 horas. Todas serão realizadas na Câmara Municipal de Ibatiba.
No domingo (28), o grupo composto pelo PSB, PSDB e União Brasil irão realizar suas convenções, para confirmar a candidatura do vereador Jefinho Lagares (PSB), a prefeito de Dores do Rio Preto. Também deverá acontecer a confirmação da candidatura do ex-prefeito Carloman Bastos (União Brasil) a vice-prefeito. As convenções serão realizadas na Câmara Municipal, a partir das 14 horas.
Também já está marcada a convenção que vai deve confirmar a candidatura, a prefeito de Irupi, do atual vice-prefeito Paulino Lourenço (MDB). Ele deverá ter como candidato a vice-prefeito, o ex-chefe de gabinete da Prefeitura, Arbecílio de Oliveira (Podemos), que também terá a indicação apresentada na convenção realizada pelos dois partidos no dia 2 de agosto (sexta-feira), a partir das 19 horas, no Cerimonial Tomaz.
Várias convenções em um dia
No dia seguinte, 3 de agosto, serão realizadas várias convenções. Inclusive da chapa de oposição, em Irupi, onde o PRD, PP, PL, Agir e Republicanos vão realizar convenção para confirmar a candidatura do ex-prefeito Lelei Storck (PRD), a prefeito. Como candidata a vice-prefeita, deverá ser confirmada Elídea Guimarães (PP). A reunião acontecerá às 14 horas, no Cerimonial Jardim dos Lagos.
No mesmo dia, em Divino de São Lourenço, o PSB, Podemos, PSDB e MDB deverão confirmar a candidatura, a prefeito, do atual vice-prefeito do município, Dudu Queiroz (PSB). Ainda deverá ser confirmada a candidatura, a vice-prefeito, de Ronaldo Borges (Podemos). A convenção vai acontecer no Cras da cidade, a partir das 18 horas.
Também no dia 3, será realizada a convenção que deve confirmar, como candidato a prefeito de Iúna, o empresário Ronaldo Rafar (PL). O nome que deverá ser confirmado como candidato a vice-prefeito, na chapa, será o do ex-vereador João Elias Horst (PP). Também realizarão suas convenções na mesma data, na Escola Henrique Coutinho, a partir das 8 horas da manhã, o DC e o PDT.
A chapa de situação, em Ibatiba, do grupo político do prefeito Luciano Pingo deverá ter a atual vice-prefeita, Criziane Moreno (MDB), como candidata a prefeita. O nome será confirmado em convenção que também está marcada para o dia 3 de agosto. No entanto, ainda não há local e horário confirmados. Assim como não está confirmado o nome do candidato a vice-prefeito, o que está em processo de diálogo entre os sete candidatos que estão no grupo de apoio a Criziane: MDB, Republicanos, PSDB, PRD, União Brasil, Solidariedade e Mobiliza.
Até o último dia
Já nos últimos dias para a realização das convenções, serão realizadas duas convenções em Iúna. No dia 4 de agosto, um domingo, será realizada a convenção do PRD, com local e horário a ser definido ainda. O partido tem, como pré-candidato a prefeito, o empresário Everaldo Sales. Contudo, segundo ele, a sigla ainda está em processo de diálogo para definir seus caminhos na eleição, o que deve acontecer até o dia da convenção.
Enquanto o grupo que apoia a candidatura a reeleição do prefeito Romário Vieira (Podemos) deverá confirmar seu nome em convenção a ser realizada no dia 5 de agosto, às 19 horas, no Salão da 3ª Idade. Contudo, ainda não há um nome para vice-prefeito confirmado, o que está sendo conversado com os partidos: Podemos, PSB, Republicanos, PSDB, União Brasil, MDB e PSD. Este último irá realizar sua convenção no mesmo dia, mas às 18 horas, no Sindicato dos Servidores Públicos de Iúna e Irupi.
Existem outros municípios da região do Caparaó, onde os partidos estão em processo de preparação para marcar suas convenções, além de muito diálogo e decisões de última hora. Este pode ser o caso de Muniz Freire, por exemplo, onde o prefeito Dito Silva, pré-candidato à reeleição, e o ex-prefeito Dr. Delson estão pleiteando a candidatura a prefeito pelo mesmo partido, o PSB do governador Renato Casagrande.
Dito Silva, inclusive, é o presidente do partido, no município, e a data da convenção ainda não foi marcada. Ao mesmo tempo, a oposição à administração do atual prefeito que, por enquanto, reúne partidos como o PDT, PR e PSD, aguarda o desenrolar dos acontecimentos para definir seus caminhos.