Começam as convenções partidárias para eleições municipais no Caparaó Capixaba

Começam as convenções partidárias para eleições municipais no Caparaó Capixaba

Já foi realizada uma convenção em Divino de São Lourenço, no sábado (20), e a última está marcada para acontecer em Iúna, no dia 5 de agosto

Foto Marcos Freire/Arquivo

As convenções partidárias para definição das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, para as eleições deste ano, já começaram na região do Caparaó Capixaba. E outras estão marcadas para acontecerem a partir do dia 26 até 5 de agosto – última data para a realização dessas convenções, conforme determina a legislação eleitoral.

A primeira convenção na região aconteceu no primeiro dia do período determinado pela legislação, no último sábado (20). As siglas partidárias PP, PSD, PL, Republicanos e Agir realizaram suas convenções nessa data, para confirmar a candidatura do ex-vereador e empresário Sebastião Mutuca (PP), para prefeito de Divino de São Lourenço. Também foi confirmado o nome do vereador Hélio de Paula – da Ambulância (PSD) – como candidato a vice-prefeito.

Nesta sexta-feira (26), será realizada a convenção do grupo político que apoia o atual prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho. O PP, Podemos e Republicanos devem confirmar a candidatura do vereador Thiaguinho (PP) a prefeito. Também deverá ser confirmada a candidatura do atual vice-prefeito Marcelo Paizante (Podemos), como candidato ao mesmo cargo que ocupa atualmente, completando a chapa. A convenção vai acontecer no Auditório Francimar Carlos Pinheiro, às 18 horas.

Duas convenções, um candidato

Na mesma noite de sexta e na noite seguinte, sábado (27), serão realizadas as convenções dos partidos que irão confirmar a candidatura do cirurgião dentista Luis Carlos Pancoti (PL) a prefeito de Ibatiba. Também será confirmada a candidatura do ex-prefeito, Dr. Jonhson (Podemos), a vice-prefeito. As duas candidaturas serão confirmadas, oficialmente, no sábado, na convenção do PP e PSD, às 9 horas da manhã, e Podemos, a partir das 18 horas. Assim como na sexta, quando serão realizadas as convenções do PL e do Democracia Cristã (DC). Às 19 horas. Todas serão realizadas na Câmara Municipal de Ibatiba.

No domingo (28), o grupo composto pelo PSB, PSDB e União Brasil irão realizar suas convenções, para confirmar a candidatura do vereador Jefinho Lagares (PSB), a prefeito de Dores do Rio Preto. Também deverá acontecer a confirmação da candidatura do ex-prefeito Carloman Bastos (União Brasil) a vice-prefeito. As convenções serão realizadas na Câmara Municipal, a partir das 14 horas.

Também já está marcada a convenção que vai deve confirmar a candidatura, a prefeito de Irupi, do atual vice-prefeito Paulino Lourenço (MDB). Ele deverá ter como candidato a vice-prefeito, o ex-chefe de gabinete da Prefeitura, Arbecílio de Oliveira (Podemos), que também terá a indicação apresentada na convenção realizada pelos dois partidos no dia 2 de agosto (sexta-feira), a partir das 19 horas, no Cerimonial Tomaz.

Várias convenções em um dia

No dia seguinte, 3 de agosto, serão realizadas várias convenções. Inclusive da chapa de oposição, em Irupi, onde o PRD, PP, PL, Agir e Republicanos vão realizar convenção para confirmar a candidatura do ex-prefeito Lelei Storck (PRD), a prefeito. Como candidata a vice-prefeita, deverá ser confirmada Elídea Guimarães (PP). A reunião acontecerá às 14 horas, no Cerimonial Jardim dos Lagos.

No mesmo dia, em Divino de São Lourenço, o PSB, Podemos, PSDB e MDB deverão confirmar a candidatura, a prefeito, do atual vice-prefeito do município, Dudu Queiroz (PSB). Ainda deverá ser confirmada a candidatura, a vice-prefeito, de Ronaldo Borges (Podemos). A convenção vai acontecer no Cras da cidade, a partir das 18 horas.

Também no dia 3, será realizada a convenção que deve confirmar, como candidato a prefeito de Iúna, o empresário Ronaldo Rafar (PL). O nome que deverá ser confirmado como candidato a vice-prefeito, na chapa, será o do ex-vereador João Elias Horst (PP). Também realizarão suas convenções na mesma data, na Escola Henrique Coutinho, a partir das 8 horas da manhã, o DC e o PDT.

A chapa de situação, em Ibatiba, do grupo político do prefeito Luciano Pingo deverá ter a atual vice-prefeita, Criziane Moreno (MDB), como candidata a prefeita. O nome será confirmado em convenção que também está marcada para o dia 3 de agosto. No entanto, ainda não há local e horário confirmados. Assim como não está confirmado o nome do candidato a vice-prefeito, o que está em processo de diálogo entre os sete candidatos que estão no grupo de apoio a Criziane: MDB, Republicanos, PSDB, PRD, União Brasil, Solidariedade e Mobiliza.

Até o último dia

nos últimos dias para a realização das convenções, serão realizadas duas convenções em Iúna. No dia 4 de agosto, um domingo, será realizada a convenção do PRD, com local e horário a ser definido ainda. O partido tem, como pré-candidato a prefeito, o empresário Everaldo Sales. Contudo, segundo ele, a sigla ainda está em processo de diálogo para definir seus caminhos na eleição, o que deve acontecer até o dia da convenção.

Enquanto o grupo que apoia a candidatura a reeleição do prefeito Romário Vieira (Podemos) deverá confirmar seu nome em convenção a ser realizada no dia 5 de agosto, às 19 horas, no Salão da 3ª Idade. Contudo, ainda não há um nome para vice-prefeito confirmado, o que está sendo conversado com os partidos: Podemos, PSB, Republicanos, PSDB, União Brasil, MDB e PSD. Este último irá realizar sua convenção no mesmo dia, mas às 18 horas, no Sindicato dos Servidores Públicos de Iúna e Irupi.

Existem outros municípios da região do Caparaó, onde os partidos estão em processo de preparação para marcar suas convenções, além de muito diálogo e decisões de última hora. Este pode ser o caso de Muniz Freire, por exemplo, onde o prefeito Dito Silva, pré-candidato à reeleição, e o ex-prefeito Dr. Delson estão pleiteando a candidatura a prefeito pelo mesmo partido, o PSB do governador Renato Casagrande.

Dito Silva, inclusive, é o presidente do partido, no município, e a data da convenção ainda não foi marcada. Ao mesmo tempo, a oposição à administração do atual prefeito que, por enquanto, reúne partidos como o PDT, PR e PSD, aguarda o desenrolar dos acontecimentos para definir seus caminhos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado