Conferência discute desenvolvimento rural sustentável e solidário no Caparaó

Conferência discute desenvolvimento rural sustentável e solidário no Caparaó

A 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário aconteceu no campus da Ufes, em Alegre, nesta terça-feira (16)  

Fotos Redes Sociais

Durante esta terça-feira (16), foi realizada a etapa territorial da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS) – Etapa Território Caparaó, no campus da Ufes, em Alegre. O Território Caparaó reúne os municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), reuniu uma diversidade de representações, como o Consórcio Caparaó, o Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, entre várias associações, sindicatos e consórcios. Além de assentadas e assentados da reforma agrária, beneficiários do PNCF, agricultoras e agricultores familiares, segmentos de mulheres rurais, juventude, comunidades quilombolas, instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão e representações de poder público e sociedade civil organizada.

Durante a conferência, foram promovidos diálogos e construção coletiva, onde as propostas territoriais que foram definidas, agora, seguirão para a etapa estadual, em Vitória, que será realizada no dia 13 de novembro. Depois, serão encaminhadas para a conferência nacional. Essas contribuições, segundo o MDA, vão orientar políticas públicas para os povos do campo, das águas e das florestas, com foco no bem viver, sustentabilidade e na transformação agroecológica dos sistemas alimentares.

Propostas

O diálogo coletivo construiu propostas em cinco eixos temáticos: Agricultura Familiar e mudanças climáticas; transformação agroecológica dos sistemas alimentares; reforma agrária, direito à terra, água e território; cidadania e bem viver; e participação popular e governança das políticas públicas. Foram eleitos 16 delegados e cinco suplentes, entre sociedade civil e poder público, que irão participar da etapa estadual. 

Entre as entidades presentes, estavam os Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais que discutiram propostas de políticas públicas para a Agricultura Familiar e o Brasil Rural. Entre seus representantes, estavam presentes os presidentes Maria José Valani (Muniz Freire), Jorge Bitencourt (Alegre), Nadson Matos (Ibatiba), Jasseir Alves Fernandes (Iúna) e Gilson Vimercati (Guaçuí).

Futuro

Assim como também participaram das discussões, representantes do Consórcio Caparaó, entre estes, sua diretora executiva, Bruna Loura. A organização buscou dar sua contribuição para o futuro no campo e para reforçar seu compromisso com a agricultura familiar, as práticas sustentáveis e a qualidade de vida no meio rural, porque "cuidar do campo é também preservar a biodiversidade, fortalecer a cultura e impulsionar a economia local". 

Também estiveram presentes o superintendente do MDA no Espírito Santo, Laércio Nochang, a professora Juliana Lanna, da Ufes e da Comissão Organizadora do Território, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Alegre, Tatiane Lima, a acadêmica de Agronomia da Ufes, de Alegre, e integrante da agricultura familiar em Jerônimo Monteiro, Laura Qualhano, a analista do Consórcio Ambiental, Cleidiane Cunha, e as representantes da comunidade Quilombola Sítio dos Crioulos (Córrego da Boa União, Jerônimo Monteiro-ES), Roserina Silva e Aparecida Ferreira. Além de outros participantes, incluindo muitos jovens do campo que fortaleceram o debate sobre o futuro do rural no Território Caparaó.  

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado