Defesa Civil de Irupi realiza reunião sobre projeções climáticas para 2026 e 2027
Encontro com secretarias municipais e membros de conselho debateu impactos do fenômeno El Niño e atualização do Plano de Contingência
A Prefeitura de Irupi, por meio da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta terça-feira (7), uma reunião de alinhamento estratégico com representantes das secretarias municipais e dos órgãos que integram o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. A reunião aconteceu com a presença do prefeito Paulino Lourenço e do vice-prefeito Abercílio Machado, entre outros.
O encontro teve como objetivo apresentar os cenários climáticos previstos para os anos de 2026 e 2027, além de discutir os potenciais impactos do fenômeno El Niño no território municipal. Entre os principais pontos de atenção abordados pelas equipes técnicas estiveram a possibilidade de estiagem, o aumento generalizado das temperaturas, o risco de incêndios florestais, as consequências diretas na produtividade da agricultura e a ocorrência de chuvas intensas em períodos pontuais.
Durante a reunião de trabalho, os participantes debateram a implementação de medidas preventivas e a necessidade de atualização do Plano Municipal de Contingência. O grupo também avançou na definição clara das responsabilidades de cada setor da administração pública e na organização detalhada dos fluxos de atuação integrada para situações de emergência.
A iniciativa reforça as ações de planejamento e prevenção adotadas no município para assegurar a proteção e a segurança da população, diante de desafios provocados por mudanças climáticas e eventos meteorológicos adversos.
Comentários: