Desfile Beleza Negra reúne crianças de creches e escolas da Educação Infantil de Iúna
Evento foi realizado pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio das Secretarias de Educação e Esporte e de Turismo e Cultura
Foi realizada na noite de terça-feira, dia 19, o Desfile Beleza Negra 2024, que reuniu crianças das creches e escolas da Educação Infantil de Iúna. O evento foi realizado pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Educação e Esporte e da Secretaria de Turismo e Cultura.
Em sua segunda edição, o desfile aconteceu na sede do Serviço de Convivência do Idoso, com a presença das equipes das três secretarias, professoras e dos familiares das crianças que desfilaram. O objetivo da iniciativa é valorizar e apoiar as causas negras, em especial pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional comemorado no dia 20 de novembro.Creches e escolas da Educação Infantil foram convidadas a selecionarem um menino e uma menina que desejassem participar do desfile, com autorização dos pais ou responsáveis, para representarem a instituição. O evento foi aberto por uma apresentação de dança das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e depois do desfile dos candidatos, sob os aplausos de um público entusiasmado com a performance das pequenas e pequenos, eles foram avaliados por um corpo de jurados, para a escolha do casal vencedor que recebeu as faixas de Miss e Mister Beleza Negra.
Jurados e vencedores
O corpo de jurados foi formado pelo servidor e conselheiro municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Aguiar, a supervisora do Programa Criança Feliz, em Iúna, Flávia Werner de Souza, o servidor da Secretaria de Turismo e Cultura, Wanderson Dutra, a diretora da Escola Delfino Batista Vieira, Jane Kely Aparecida Soares Bento, e a Miss Universo de Iúna 2024, Ana Esther – que se tornou uma atração entre pais e crianças que fizeram questão de tirar uma foto com o modelo de beleza da mulher e negra do município. Esse corpo de jurados avaliou os candidatos nos quesitos beleza, postura, simpatia, desenvoltura e traje afro.Depois das crianças das creches e de escolas da Educação Infantil desfilarem, as notas dos jurados foram somadas e escolhidos a Miss e o Mister Beleza Negra 2024. O título de Miss ficou com Luiza Silva de Oliveira, de 5 anos, da Creche Vovó Orcília, enquanto foi escolhido Mister, Lorenzo Tatagiba Guimarães, de 3 anos, da Creche Helena Vieira de Moraes.
Mais beleza negra
Entre as candidatas a Miss Beleza Negra também estavam Júllya Maria da Silva, 5 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara do Caparaó), Isadora Helena Alves, 4 anos (Centro de Educação Infantil – CEI – Casulo), Maria Laura Faria de Souza, 6 anos (CEI Joaquim Cézar), Elloá Cote Oliveira, 3 anos (Creche Helena Vieira de Moraes), Nathália da Silva Araújo, 6 anos (Creche Professora Dalila de Castro Rios), Helena Silva Correia, 5 anos (Creche Professora Dalila de Castro Rios) e Lunara Henrique Gomes (Creche Professora Dalila de Castro Rios).Já entre os candidatos a Mister Beleza Negra também desfilaram Matheus Henrique da Silva Mendes, 5 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara do Caparaó), Elieze Gabriel da Souza Silva, 4 anos (CEI Casulo), Christopher de Souza Silva Dantas, 4 anos (CEI Joaquim Cézar), Henrik Azarias Rezende, 5 anos (Creche Professora Dalila de Castro Rios) e Enzo Medes da Silva (Creche Professora Dalila de Castro Rios).
Conforme destaca a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Concurso Beleza Negra é a confirmação do comprometimento das Secretarias do município de Iúna em promover a reflexão e a luta contra o racismo e a valorização da igualdade racial. Além disso, é uma oportunidade para todos refletirem sobre a história e a contribuição do povo negro e trabalharem para eliminar as barreiras que ainda existem, porque, além das passarelas, o projeto reflete nas comunidades, escolas, lares e espaços públicos.
Comentários: