“Dia de Campo ATeG” apresenta tecnologias e experiências a produtores rurais em Iúna
Realizado através do Sindicato Rural de Iúna, o encontro proporcionou maneiras de melhorar o desenvolvimento socioeconômico no campo
Na última sexta-feira (19), o Sindicato Rural de Iúna, em parceria com outras instituições, realizou o "Dia de Campo ATeG" para produtores rurais, dentro do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro aconteceu no Sítio Saloto, de propriedade dos produtores rurais Leandro e Thiago Saloto, na localidade de Terra Corrida em Iúna.
Cerca de 30 pessoas participaram do evento que foi promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Iúna, em parceria com a FAES, onde técnicos apresentaram novas tecnologias e experiências aos produtores rurais. O objetivo foi melhorar o desenvolvimento socioeconômico no campo, visitando propriedades e ver como as inovações funcionam, além de trocarem experiências entre si.
A programação incluiu a apresentação e demonstração de novas tecnologias, cultivos e práticas apresentadas pelos técnicos Gilson Figueira Rossi Filho com a primeira palestra sobre "terraceamento em cafeicultura de montanha". Já o técnico Jardel Andrade da Costa, apresentou "manejo fitossanitário do café". A última palestra do dia foi sobre "vantagens da assistência técnica e gerencial, resultado da safra 2024/2025", com o técnico Eduardo de Souza Vimercati.
O evento foi conduzido pelo presidente do Sindicato Rural Vilson Idelfonso Barbosa. As ações são feitas em colaboração com sindicatos rurais, federações de agricultura e outras instituições que apoiam a atividade no campo.
Objetivos do "Dia de Campo ATeG"
Compartilhar conhecimento: Os participantes aprendem sobre novas tecnologias, práticas de gestão, cultivares e métodos de produção de forma prática e em um ambiente real de fazenda.
Fortalecer o setor: O evento tem o objetivo de fortalecer o campo, valorizar os produtores e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental das propriedades rurais.
Troca de experiências: É um momento para os produtores trocarem informações, tirarem dúvidas e interagirem com outros produtores e técnicos da área.
Divulgar a ATeG: Os Dias de Campo também são uma forma de divulgar o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), mostrando os benefícios e as implementações tecnológicas que ele oferece.
Comentários: