Escola de Irupi recebeu Projeto Despertar Cidadão do Tribunal Regional Eleitoral
O projeto foi lançado no dia 6 do mês passado, quando servidores da 19ª Zona Eleitoral foram recebidos por alunos e professores e encerrado na última sexta-feira (28)
Foi encerrado na última sexta-feira (28), na Escola Estadual Bernardo Horta, em Irupi, o projeto Despertar Cidadão, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O projeto foi lançado, no município, no dia 6 do mês passado, quando servidores da 19ª Zona Eleitoral foram recebidos por alunos e professores do ensino médio da unidade de ensino.
O projeto é uma iniciativa do TRE-ES que tem como objetivo mostrar aos jovens a importância e o poder da participação política, com uma proposta dinâmica, participativa e inspiradora. Segundo o tribunal, mais do que um projeto, o "Despertar Cidadão" é um convite para que os jovens entendam que participar do processo eleitoral é o primeiro passo para transformar o futuro.
Irupi foi a última parada do projeto que também contou com a Escola Estadual Arquimimo Mattos e a Centro Estadual de Ensino em Tempo Integral Bráulio Franco, ambas de Muniz Freire. Além de estimular a participação política, o projeto tem incentivado o alistamento eleitoral entre estudantes de 15 a 17 anos.
Encerramento
No encerramento do projeto na Escola Bernardo Horta, em Irupi, a programação incluiu uma conversa sobre os cargos em disputa nas eleições de 2026 e uma simulação de votação em urna eletrônica — para que os estudantes vivenciem a experiência de votar. Além da entrega do prêmio da Gincana da Cidadania, na qual cada turma escolheu um estado brasileiro para representar e teve o desafio de mobilizar o maior número possível de eleitores — seja para fazer o título, transferir ou revisar seus dados eleitorais.
Já no dia do lançamento do projeto, no município, no dia 6, a turma do 2º ano apresentou a peça teatral "Voto, logo existo" que trouxe reflexões sobre a importância do voto consciente. Em seguida, os estudantes ouviram uma manifestação sobre o primeiro voto e aprenderam quais são os documentos necessários para alistamento, revisão e transferência eleitoral. Ainda foram homenageados os jovens de 15 a 17 anos que já possuem o título de eleitor.
Comentários: