Aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório da Escola Henrique Coutinho, em Iúna, a solenidade de comemorativa dos 132 de emancipação política do município. O evento, realizado pela Academia Iunense de Letras, contou com a presença de mais de cem pessoas. Na oportunidade, foi feito o lançamento do livro "Às Margens do Rio Pardo" – Volume I, de autoria do escritor Roberto Carlos Scardino Justo Marcondi. Esse livro é um documentário, resultado de uma pesquisa de mais quarenta anos, em três volumes, que torna oficial a história do município.
Marcaram presença o prefeito municipal Romário Batista Vieira, a subsecretária de Cultura Maria da Penha Barros Pereira, a subsecretária de Ação Social Fernanda Areas, o ex-prefeito José Ramos Furtado, o vereador Admilson de Souza, o vereador de Lajinha-MG Saulo Sanches, o presidente da AILA – Academia Ibatibense de Letras e Artes José Ribeiro Sobrinho, acompanhado dos acadêmicos Djalma Gonçalves e Vearildes Simões, e demais autoridades do município.A solenidade, contou com apresentação cultural do maestro Danilo Henriques Lamas e o grupo de violões da Assiudes. Também houve sarau poético e homenagens às primeiras famílias colonizadoras do território iunense. Muita emoção nas homenagens, ao serem lembradas as famílias distintas que ajudaram construir o progresso do município desde os primórdios, a exemplo do capitão João Ignácio de Almeida, Coronel João Osório Pereira, José Maria Amigo, entre outros.
"Às Margens do Rio Pardo" foi editado com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com incentivo do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc. A Secretaria de Educação vinha tendo dificuldades para atender alunos e professores em busca de fontes de pesquisa sobre o município. O único livro com informações sobre o município, "Da Intendência à Competência", do mesmo autor, foi publicado há mais de 22 anos e não existem mais exemplares nas bibliotecas. Agora, surge a edição ampliada e atualizada.
A Sub-secretária de Cultura, Maria da Penha Barros Pereira ressalta que a biblioteca da Casa da Cultura é procurada constantemente por pessoas em busca de informações sobre o município. "O pouco que tínhamos acabou com o tempo, porque muitas pessoas pegam o livro emprestado e não devolvem". Ela assevera também que durante todos esses anos muitas informações desencontradas foram passadas a professores e alunos por falta de um livro trazendo à tona a história oficial de Iúna. "Com esse primeiro volume, trazendo a primeira parte da história, registrando a chegada dos colonizadores, a formação da povoação e evolução político-administrativa, vamos poder dar um norte na nossa história", destaca.Na parte final do evento, o autor do livro falou da longa pesquisa para conseguir o conteúdo através de entrevistas com pessoas antigas e checagem de documentos nas igrejas, Câmaras Municipais, institutos geográficos, entre outros. Roberto Carlos explica que este primeiro volume conta a história dos primeiros desbravadores, a criação do Quartel do Rio Pardo em 1815, as origens das famílias pioneiras e suas fazendas, a presença dos escravos, o aldeamento dos índios, a formação do arraial em 1845, a criação do Distrito de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo em 1859, a evolução política e social até o final do Século XIX.
"No segundo e terceiro volumes, previstos para o próximo ano, serão narradas as histórias da segunda leva de imigrantes, o desenvolvimento sociocultural e econômico, bem como a história geral nos séculos XX e XXI, com destaque para a formação das principais entidades religiosas, esportivas e culturais, a economia e desenvolvimento da cidade e do município de Iúna".Um detalhe do livro é que as primeiras páginas com apresentação, agradecimentos, introdução e a carta do castelucense Prospero Scardino são transcritos nas línguas portuguesa e italiana, em razão da ligação de Iúna com Casteluccio Superiore e Castelluccio Inferiore, cidades do sul da Itália, origem dos imigrantes que se fixaram em Iúna.
O livro será apresentado também nas referidas cidades italianas, quando forem publicados os três volumes, pois foi inegável o avanço cultural e econômico do município de Iúna após a chegada das famílias dos imigrantes. Dessa forma, tanto os brasileiros quantos os italianos terão a oportunidade de saber como surgiu o Rio Pardo, hoje Iúna, e quem foram os colonizadores, dentre outras importantes informações.
O preço do exemplar é R$ 50,00 e os pedidos poderão ser feitos diretamente com a Editora A Notícia, através do seguinte e-mail:
anoticiadocaparao@gmail.com.