Estilista de Muniz Freire vence concurso nacional de moda e vai para Expotextil Perú
Maurício Mazzon Magnoni conquistou o primeiro lugar no Brasil Fashion Designers 2026 e recebeu convite para um dos principais eventos do setor têxtil na América Latina
O designer Maurício Mazzon Magnoni, natural do município de Muniz Freire, na região do Caparaó Capixaba, conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Brasil Fashion Designers 2026, realizado durante a FebraTêxtil, no Expo Center Norte, em São Paulo. O resultado foi anunciado durante o evento realizado no último dia 5 de maio, onde o estilista apresentou a coleção intitulada "Elos".
A conquista marca a transição de carreira de Maurício, que tem 28 anos, é graduado em Direito e atuou como assessor jurídico na Prefeitura de Muniz Freire. Visando a atuação no mercado de confecção, o capixaba mudou-se para a capital paulista após ser aprovado no curso de Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo (USP). De forma autônoma, o estudante executou todas as fases de desenvolvimento do projeto, abrangendo desde a modelagem inicial até a costura final das peças.
Identidade urbana e técnicas artesanais
A coleção "Elos" fundamentou-se em referências visuais e culturais do rap e do funk. A proposta estética associou estruturas de modelagem oversized (tamanhos ampliados) a elementos de brilho, apelo sensorial e intervenções manuais. O projeto utilizou como matérias-primas principais o denim (jeans) e aplicações em metal, buscando estabelecer um diálogo entre a vestimenta urbana e o trabalho artesanal.
De acordo com o relatório de avaliação da banca de jurados, os principais critérios que fundamentaram a primeira colocação foram o nível de acabamento técnico das peças e a complexidade do trabalho manual feito com os metais e os recortes no jeans.
Para Maurício, a premiação valida a capacidade de produção de design fora dos grandes eixos tradicionais da moda. O estilista ressaltou que a visibilidade do prêmio contribui para projetar o potencial criativo do interior do Espírito Santo no cenário nacional. "Venho de uma cidade pequena e acredito que isso mostra que a criatividade pode surgir em qualquer lugar. Espero que essa conquista incentive outras pessoas da área criativa a acreditarem em seus sonhos", afirma.
Projeção internacional e desdobramentos
Com a vitória no Brasil Fashion Designers 2026, o muniz-freirense recebeu um convite oficial para apresentar a coleção "Elos" na Expotextil Perú 2026, feira que figura entre os principais eventos industriais e de design do setor têxtil na América Latina.
Além da participação no evento internacional, o destaque na premiação resultou em propostas de trabalho voltadas ao desenvolvimento de figurinos artísticos, colaborações em novos desfiles e produção de vestuário para profissionais do meio cultural.
Comentários: