Festa do Café de Iúna levou tradição cafeeira para as ruas da cidade
A festa aconteceu no último final de semana (8 a 10), com 11 shows no Parque de Exposições, Caminhada do Café e desfile de tratores
No último final de semana, de sexta-feira (8) até domingo (10), Iúna realizou a 12ª Festa do Café que valoriza e resgata a tradição cafeeira do município. Além de 11 shows, a programação também teve a Caminhada do Café, o desfile de tratores, exposição de carros rebaixados e parque de diversões para as crianças todos os dias.
Com entrada franca, a maior parte dessa programação aconteceu no Parque Municipal de Exposições, onde também foi montada uma estrutura com gastronomia regional. O evento foi realizado pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Ministério da Cultura. Contou, ainda, com o apoio de vários parceiros, como a Câmara Municipal de Iúna, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Iúna e Irupi e Sicoob.
A festa foi aberta na noite de sexta-feira, com o primeiro dos 11 shows que passaram pelo palco montando no Parque de Exposições. A primeira a se apresentar e animar o evento foi Fernanda Pádua. Em seguida, aconteceram os shows de Filipe Fantin e da dupla Breno e Bernardo.
Café e tratores
No sábado (9), a festa começou cedo, com a realização da Caminhada do Café que percorreu ruas de Iúna, oferecendo café feito na hora e broa. E, na parte da tarde, aconteceu a 3ª Tratorada Caparaó – desfile de tratores – que também passou por ruas da cidade e seguiu até o Parque de Exposições. Já a noite de sábado teve os shows de Forró Numa Boa, Michele Freire, Luiza Andrade e da dupla Thiarlys e Melina.
E, no domingo, a programação foi aberta no início da tarde, com a realização da Expo Molas – exposição de carros rebaixados. Os shows também começaram mais cedo, com a apresentação de Diego Marques, fechando a parte da tarde. Depois, aconteceram os shows da dupla Paula e Lavínia, banda Beijo com Mel e Os Carreteiros, fechando a Festa do Café de Iúna.
O secretário municipal de Turismo e Cultura, Rogério Cesar, esteve presente a todos os dias de festa, junto com outras autoridades, recepcionando a população, visitantes e os artistas. Junto com ele, também estiveram a Rainha do Café de Iúna 2024, Sara dos Santos de Ávila, e a Miss Mirim Turismo Espírito Santo 2025 e embaixadora do Miss ES, Isadora Matos Moura Almeida. E, no próximo dia 6 de setembro, vai acontecer o concurso da Rainha e Princesa do Café, com início às 19 horas, no Centro Multiuso.
Comentários: