Filetadora de Alto Norte é reaberta e já começa a operar este mês

Filetadora de Alto Norte é reaberta e já começa a operar este mês

Produção de peixes em Muniz Freire deve alcançar de 250 a 300 toneladas só neste ano 

No último dia 30 de junho, ocorreu a reinauguração da Unidade de Beneficiamento de Tilápia, em Alto Norte, marcando mais um avanço do Programa Municipal de Piscicultura, o Mais Peixe. A filetadora agora é administrada pela Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), que venceu o chamamento público para gerir o espaço. A meta inicial é produzir mensalmente 30 toneladas de tilápia, sendo 10 toneladas em forma de filé, gerando 10 empregos diretos já a partir deste mês de julho.

Durante a reinauguração da filetadora, o prefeito Dito Silva ressaltou que Muniz Freire possui condições favoráveis para se tornar um dos maiores produtores de pescado do Espírito Santo. Ele destacou a importância do programa em cobrir toda a cadeia produtiva, incluindo a comercialização, para auxiliar os produtores a superar dificuldades. O prefeito enfatizou que o Mais Peixe valoriza a cultura da produção e beneficiamento do pescado, ajudando os produtores a evitar intermediários e aumentar a renda familiar.

"Sempre acreditei na piscicultura como uma das alternativas mais viáveis para os produtores muniz-freirenses. É uma alegria estar aqui, nesse evento, vendo o que para mim, era um sonho desde a época em que fui vereador. Essa visão tomando corpo e se tornando realidade e já beneficiando muita gente. Agradeço a todos os parceiros que acreditaram no Mais Peixes, como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, e ao Senar. Nosso próximo passo, é colocar a estação de alevinagem de Itaici, que já está sendo reformada, para funcionar", afirmou Dito Silva.

A Coopram, responsável pela administração da filetadora, tem como principais clientes instituições governamentais, incluindo a merenda escolar (PNAI e PAA), fornecendo também para prefeituras de São Paulo e Magé (RJ). Além disso, eles possuem uma carteira de clientes privados.

"Sob a gestão do prefeito Dito Silva, estamos transformando o Mais Peixes em um modelo a ser seguido. Nossa produção, que antes era de 25 toneladas/ano, em 2023 deve ser de 250 a 300 toneladas/ano. E isso só vai crescer", comemorou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Renato Bueno.

Participaram da solenidade de reabertura da filetadora o Chefe de Gabinete, Elmo Rocha; o Ouvidor municipal, Eduardo Affonso; os secretários municipais de Administração, Diórgenes Ribeiro; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Douglas Almeida Caçador; Obras, Serviços Urbanos e Transporte, Vinnicius Pinheiro Gonçalves; Saúde, Rita Fontes; Educação, Julia da Matta; Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, Gesiara Gabriela da Silva e Finanças, Gabriela Fosse; os vereadores José Maria Bergamini, presidente da Câmara; Sebastião Gildo Mares Pereira, vice-presidente; Caíque Carvalho, Edmar Pereira Chaves (Guri), Sérgio Feletti, Agenor Favoreto Filho, Roberto Rivelino de Almeida, Vilma Soares Louzada e Maxuel Vargas, o diretor executivo do Sistema OSB-ES Carlos André Santos de Oliveira, representantes do Senar e Incaper, além de dirigentes sindicais, representantes de associações e de municípios do entorno.

Mais Peixes
O Programa Mais Peixe foi lançado em 2021 com o objetivo de promover a diversificação nas propriedades rurais de Muniz Freire, incentivando a criação de peixes como fonte de renda. Atualmente, o programa conta com a participação de 25 produtores e está aberto a novos interessados. Todos os produtores recebem capacitação e acompanhamento constante para a criação de peixes em tanques escavados ou tanques-rede, dependendo da estrutura do terreno.

O programa também forneceu 40 equipamentos (tanques-rede) para as propriedades beneficiadas, em uma parceria entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Até o momento, foram povoados cerca de 115 mil alevinos nas propriedades desde agosto de 2022.

O Mais Peixe oferece apoio aos produtores, como horas/máquina gratuitas para a escavação de açudes licenciados e outras intervenções nas propriedades participantes. Além disso, os produtores recebem auxílio na infraestrutura de transporte de insumos e alevinos adquiridos pelo grupo. O programa conta com máquinas próprias, como uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um caminhão caçamba e um caminhão refrigerado.


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/