Comitiva Muares no Estradão resgata tradição tropeira e percorre mais de 300 km pelo Sul do ES
Grupo de Jerônimo Monteiro mantém há cinco anos a prática herdada dos antepassados; a comitiva passará pelo município de Iúna nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30
A Comitiva Muares no Estradão, do município de Jerônimo Monteiro, iniciou no último domingo (25) mais uma tropeada com o objetivo de manter viva a tradição tropeira herdada de gerações passadas. Com organização no preparo, fé na partida e coragem na estrada, o grupo segue por uma rota de 345 quilômetros, passando por diversos municípios do Sul do Espírito Santo.
Neste ano, a comitiva passou pela primeira vez pelos municípios de Divino de São Lourenço e Ibitirama, ampliando o percurso e fortalecendo o resgate cultural promovido há cinco anos pelo grupo.
A jornada conta com 107 animais, distribuídos entre 42 de tropa montada, 21 cargueiros e 44 animais soltos, que acompanham os tropeiros ao longo do caminho. O deslocamento ocorre por estradas rurais, trilhas e antigas rotas tropeiras, preservando costumes, vestimentas e modos de condução tradicionais.
A partir da tarde desta quinta-feira (29), a comitiva chega ao município de Iúna, pelo distrito de Trindade. Na sexta-feira (30), o grupo segue para o Rancho Mio do Brasil localizado na comunidade do Barro Branco, em seguida Bom Sucesso, e no sábado (31) ruma ao município de Ibatiba, dando continuidade ao trajeto.
De acordo com um dos organizadores, Junior Lamas, o objetivo vai além da viagem.
"Somos um grupo de amigos apaixonados pela tradição que vem dos nossos bisavós e avós e estamos resgatando essa cultura, mantendo viva a história do tropeirismo", destacou.
Além do caráter cultural, a tropeada também promove integração entre comunidades rurais e chama a atenção por onde passa, reunindo moradores e admiradores da tradição em pontos de apoio ao longo do percurso.
Rota completa da tropeada – 2026
- 25/01 – Rancho da Vovó Lurdinha (Jerônimo Monteiro) até Roseira – 25 km
- 26/01 – Roseira até Guaçuí (Elin Murussi) – 28 km
- 27/01 – Guaçuí até Dores do Rio Preto – 30 km
- 28/01 – Dores do Rio Preto até Divino de São Lourenço – 28 km
- 29/01 – Divino de São Lourenço até Trindade (Iúna) – 36 km
- 30/01 – Trindade até Rancho Mio do Brasil (Iúna) – 15 km
- 31/01 – Iúna até Ibatiba – 28 km
- 01/02 – Ibatiba até Fifi – 7 km
- 02/02 – Fifi até Piaçu (Muniz Freire) – 28 km
- 03/02 – Piaçu até Amorim – 30 km
- 04/02 – Amorim até Estrela do Norte (Castelo) – 22 km
- 05/02 – Descanso em Estrela do Norte
- 06/02 – Estrela do Norte até Burarama – 28 km
- 07/02 – Burarama até Rancho da Vovó Lurdinha (Jerônimo Monteiro) – 18 km
Total percorrido: 345 km
Comentários: