Muniz Freire inicia projeto conceitual do Complexo Turístico Fazenda Santa Maria
A área foi desapropriada em 2022 e o objetivo do projeto é atrair novos empreendimentos turísticos para o município
Muniz Freire iniciou um dos projetos que pretende transformar o município da região do Caparaó Capixaba em referência do turismo na região e Estado. O projeto conceitual do Complexo Turístico Fazenda Santa Maria é um sonho da atual administração municipal que desapropriou a área em 2022 e pode servir para atrair novos empreendimentos turísticos para o município.
Na semana passada, a Prefeitura de Muniz Freire realizou uma reunião de trabalho que contou com a presença de representantes da empresa que foi contratada pelo Sebrae/ES para realizar o projeto. A reunião também contou com a presença da secretária municipal de Turismo, Gecilda Rodrigues.
Ela ressalta que o projeto é um desejo antigo do prefeito Dito Silva que desapropriou a área em 2022, com a finalidade de transformá-la em atrativo turístico. "Esse é um sonho do prefeito desde seu primeiro mandato e um propósito de Deus acima de tudo", destaca. "O primeiro passo foi dado agora e acredito que o turismo será fundamental para a arrecadação do município", completa.
Empreendimentos
Já a presidente do Conselho Municipal de Turismo e empreendedora local, Tatiana Favoreto, ressalta a importância do projeto para o fortalecimento do setor. "Quando falamos no complexo, pensamos nas oportunidades de crescimento para vários empreendedores", coloca. "Eu investi aqui por amor e, se pensarmos cinco anos atrás, Muniz Freire não tinha empreendimentos turísticos. Hoje, essa realidade começa a mudar", destaca.
Conforme explica um dos sócios da empresa que vai realizar o projeto conceitual do Complexo Turístico Fazenda Santa Maria, Chico Ribeiro, a etapa inicial consiste em compreender o território e resgatar sua história. "Vamos começar o entendimento do território e esse processo passa tanto pelo saber existente, quanto pela forma como ocorreu a ocupação original da Fazenda Santa Maria", explica.
A Secretaria de Turismo de Muniz Freire reforça que está pronta para apoiar investidores interessados em atuar no município. Para isso, a orientação é de que os empreendedores procurem a sede da Secretaria para obter mais informações.
Viva Caparaó
Além do início do projeto do Complexo Turístico, a Prefeitura também realizou, nesta segunda-feira (25), o Encontro dos Empreendedores Turísticos. A reunião realizada no Parque das Tilápias, contou com a presença da diretoria do Viva Caparaó, uma das principais instâncias de governança regional do setor, que apresentou os requisitos para adesão dos empreendedores locais.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é estruturar um núcleo de Muniz Freire, dentro da instância, visando fortalecer a representatividade do município no cenário turístico do Caparaó. Após o encontro, a Sala do Empreendedor do município dará suporte aos interessados na regularização dos cadastros, por meio do sistema Cadastur, programa oficial do Ministério do Turismo.
Comentários: