37 Cafés Arábica do Caparaó Capixaba classificados para Coffee of the Year

37 Cafés Arábica do Caparaó Capixaba classificados para Coffee of the Year

Só o município de Iúna classificou 11 cafés entre os melhores do Brasil, onde também estão cafés de Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire  

Fotos Marcos Freire/Arquivo e Pref. Muniz Freire

Os cafés arábica da região do Caparaó Capixaba demonstram, mais uma vez, que fixaram posição no cenário nacional. Um total de 37 cafés da região estão classificados para o Coffee of the Year (COY) 2025. O destaque fica para o município de Iúna que classificou 11 cafés do município. Também estão classificados cafés de Dores do Rio Preto (7), Ibatiba (2), Ibitirama (3), Irupi (1) e Muniz Freire (3). Na categoria Canéfora, se classificaram dois produtores de Alegre.

Os cafés do Caparaó Capixaba estão entre os 180 de todo o Brasil e os 49 cafés capixabas classificados para o COY 2025, principal concurso nacional de qualidade de café. O concurso acontece dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, de 5 a 7 de novembro.

A cafeicultura da região do Caparaó tem sido, cada vez mais, reconhecida mundialmente, com cafés de alta pontuação, complexos e marcantes. E o município de Iúna tem se destacado nos últimos anos, classificando 11 amostras no COY deste ano. Em 2024, Iúna ficou em primeiro lugar como melhor café arábica do Brasil, alcançado pelo Café Cordilheiras do Caparaó, de Deneval Mirana Vieira. E, em 2025, o vencedor foi o café arábica produzido por Paulo Roberto Alves, no Sítio Campo Azul, em Divino de São Lourenço, município que não classificou cafés este ano. 

Para a Prefeitura de Iúna, a presença dessa quantidade de cafés na lista, mostra que o município continua se consolidando como referência de qualidade. "Isso é fruto do trabalho de famílias produtoras que unem tradição, inovação e sustentabilidade", reforça.

Classificados

Os produtores e propriedades de Iúna classificados são: Alessandra Dias (Serrinha da Baroa), Cedro Fornari (Sítio Refúgio do Cedro), Deneval Miranda Vieira Júnior (Sítio Cordilheiras), Deneval Vieira (Sítio Cordilheiras), Douglas Dutra Vieira (Sítio Cordilheiras), Emilio Messias Horst (São José das Três Pontas), Laila Domingos Chagas (Sítio Cordilheiras), Letícia de Jesus Dias (Serrinha da Baroa), Roberta Queiroz (Sítio Café da Ester), Txai Damiano Soares (Sítio Poço do Egito) e Valzilene Dutra Vieira (Sítio Cordilheiras).

De Dores do Rio Preto se classificaram: Ademir Lacerda (Sítio Forquilha do Rio), Afonso Lacerda (Onofre Cafés Especiais), Altilina Lacerda (Onofre Cafés Especiais), Amanda Lacerda (Onofre Cafés Especiais), João Batista Pavesi (Sítio Santa Cruz), Manoel Protazio de Abreu (Sítio Família Protazio) e Paulo Gomes (Serra da Siriema).

Os classificados de Ibatiba são: Gabriel Henrique Silveira Rodrigues (Sítio Recanto Paraíso) e Wesley Isac N. Gomes (Fazenda Teeiro). Enquanto, de Ibitirama, estão classificados: Clarissa Caliman (Toca da Truta), Francisco Faleiro (Fazenda Pico da Bandeira) e Mikael Correa Alves (Fazenda Pico da Bandeira).

O café classificado de Irupi foi produzido por Gilmar de Castro Souza (Palmital). E os classificados de Muniz Freire são João Fernandes Paulucio (Sítio Três Anas), Leandro Silva dos Santos (Boa Vista) e Tiago Monteiro (Santo Antônio da Boa Vista). Já na categoria Canéfora, os dois produtores de Alegre classificados são Aurio Barboza Quadra (Fazenda Água Limpa) e Juliana Monteiro Furie Quadra (Fazenda Água Limpa). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 30 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado