Sancionada lei que confere a Iúna o título de Capital Estadual do Caparaó
A sanção da lei reconhece a posição estratégica do município como porta de entrada para o Parque Nacional do Caparaó
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou a Lei nº 12.604 que confere o título de Capital Estadual do Caparaó ao município de Iúna. De acordo com o projeto que deu origem à lei, de autoria do deputado estadual Coronel Weliton, a sanção da lei reconhece a posição estratégica do município como porta de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, valorizando também sua importância turística, cultural e econômica.
O projeto de lei nº 394/2025 foi aprovado pela Assembleia Legislativa no início deste mês de outubro e, agora, a lei foi sancionada no último dia 17, alterando a Lei nº 10.974/2019 que consolidou a legislação em vigor referente à concessão de títulos em homenagem a municípios do Estado. Foi acrescentado o Anexo I, conferindo o novo título a Iúna
A proposta reconhece a importância de Iúna para o turismo, como acesso principal ao Parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira. Além de destacar suas tradições culturais e sua relevância no agronegócio regional.
O município, que comemora a data de sua emancipação nesta sexta-feira (24) – feriado municipal, já havia sido reconhecido como Capital Capixaba das Cachoeiras, pela Lei nº 12.245/2024, também de autoria de Coronel Welinton. "Esse reconhecimento é um ato de valorização de um município que representa com orgulho o coração do Caparaó capixaba", afirma o deputado.
Comentários: