Região do Caparaó: Setades realiza Workshop Observatório do Trabalho em Iúna
O encontro vai debater o Turismo e a Agroindústria na Região do Caparaó, nesta quarta-feira (3), na Casa da Cultura de Iúna
Iúna vai sediar o Workshop Observatório do Trabalho: o Turismo e a Agroindústria na Região do Caparaó, nesta quarta-feira (3). O encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), vai acontecer na Casa da Cultura de Iúna, das 8 horas às 13h30.
O workshop tem como público-alvo os gestores públicos, trabalhadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), turismo e acadêmicos, além de ser aberto ao público em geral. E o objetivo é debater os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho nos setores do turismo, da natureza, do meio rural e da agroindústria, na região do Caparaó. Além de lidar com a escassez da mão de obra e apresentar os sinais, as causas e as soluções.
Na busca dessas soluções, também será apresentado um levantamento da empregabilidade no Estado. Além da realização de cursos de qualificações, na área ou fora dela, para a geração de emprego no município, conforme a demanda da cidade.
Palestras
Após o período de credenciamento e café, o Workshop será aberto, com a presença de representantes da Prefeitura de Iúna, Ifes, Ufes, Aderes, Sicred e Setades. Em seguida, será apresentado o Painel 1 que vai abordar o cenário do trabalho no Espírito Santo, com o diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.
O Painel 2 vai abordar a importância do Turismo Rural para a agroindústria e turismo de natureza, com a cientista social e ambientalista, Dalva Ringuier. Enquanto o Painel 3 vai abordar o desenvolvimento econômico e turístico das microrregiões do Estado do Espírito Santo, com o assessor da diretoria da Aderes, Alexandre de Oliveira Fraga.
O Painel 4 e último do evento vai debater o Turismo de natureza, Turismo Rural e Agroindústria como alternativa: tendências e oportunidades. Os palestrantes serão o professor e pesquisador da Ufes, José Antônio Buffon, e o pró-reitor de Extensão da Ufes, Ednilson Filipe. A programação, na íntegra, está abaixo.
Programação8h30 | Credenciamento e café de boas-vindas.
8h30 - 9h | Abertura institucional com representantes da Prefeitura de Iúna, IFES, UFES, ADERES, SICRED e SETADES.
9h - 9h40 | PAINEL 1: O Cenário do Trabalho no Espírito Santo: indicadores de emprego no ES e nos municípios do Caparaó e como lidar com a escassez de mão de obra (sinais, causas e soluções). Palestrante: Antônio Ricardo Freislebem da Rocha, diretor setorial de Integração e Projetos Especiais do IJSN.
9h40 - 9h55 | Perguntas e debate
9h55 - 10h25 | PAINEL 2: A importância do Turismo Rural para a agroindústria e turismo de natureza. Palestrante: Dalva Ringuier, cientista social, especialista em Educação Ambiental e Turismo e coordenadora da elaboração do Plano Desenvolvimento da Região Caparaó Capixaba.
10h30 - 10h45 | Perguntas e debate
10h45 – 11h15 | PAINEL 3: O desenvolvimento econômico e turístico das microrregiões do Estado do Espírito Santo. Palestrante: Alexandre de Oliveira Fraga, assessor da Diretoria de Fomento e Inovação da ADERES e coordenador do Programa Comunidades Empreendedoras.
11h20 - 11h35 | Perguntas e debate
11h35 – 12h15 | PAINEL 4: Turismo de natureza, Turismo Rural e Agroindústria como Alternativa: tendências e oportunidades; qualificação e casos de sucesso; experiências autênticas e geração de renda; boas práticas e iniciativas de fortalecimento do território. Palestrantes: José Antônio Buffon, professor e pesquisador do Departamento de Economia da UFES e Secretário Executivo da Fecomercio-ES. Ednilson Filipe, pró-reitor de Extensão e professor do Departamento de Economia da UFES.
12h20 – 12h35 | Perguntas e debate
12h40 – 13h | Encaminhamentos finais e encerramento.
Comentários: