Hospital de Ibatiba pode fechar este ano

Hospital de Ibatiba pode fechar este ano

Depois de 38 anos de funcionamento, hospital de Ibatiba pode fechar 

O Hospital Nossa Senhora da Penha, de Ibatiba, está com dias contados para encerrar suas atividades. A decisão saiu após uma reunião do corpo clínico, decidindo que a instituição vai fechar as portas no dia 5 de novembro próximo. Há 38 anos atendendo a população, o encerramento pode significar uma perda irreparável para o setor da Saúde do município

O hospital tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e atendimentos particulares. A publicação de uma nota nas redes sociais dando conta de que a instituição tem data certa para encerrar os atendimentos pegou a população de surpresa.

O diretor clínico do Hospital Nossa Senhora da Penha, Leonardo Vilaça, confirmou a informação e a data de encerramento das atividades, colocando que um comunicado oficial será divulgado. Em entrevista à Rádio Mania FM, de Ibatiba, ele falou sobre os motivos para o fechamento do hospital. 


Decisão
De acordo com Leonardo, nos últimos noventa dias, aconteceram várias reuniões do corpo clínico para tratar sobre essa possibilidade, culminando com a decisão final nesta segunda-feira (12), quando ficou decidido que as atividades serão encerradas no início do mês de novembro. "Ainda há prazos contratuais a serem cumpridos e avisos", destacou.


Ele ressalta que a unidade é uma empresa com vários serviços, um restaurante, um hotel, uma farmácia e a atividade hospitalar que funciona 24 horas por dia. "Então, não é uma coisa simples de gerir, manter e perpetuar, mas é uma empresa sólida que prestou seu papel na sociedade, só que enfrenta dificuldades do paradigma atual, pós-pandemia, que impactou decisivamente nas empresas, especialmente, nas empresas de saúde", relatou.


Leonardo ressaltou que o SUS está, há 20 anos, sem dar qualquer reajuste ao serviço oferecido pelos hospitais. "Qual empresa que, há 20 anos, não reajusta os produtos que vende?" – questiona, Leonardo Vilaça. "O que se paga para manter o SUS não supre a necessidade da qualidade do serviço que a gente presta", completou.


Deficiência

O diretor clínico também destacou a dificuldade de se conseguir médicos para manter o hospital aberto 24 horas por dia, o que demanda a utilização de 14 profissionais. "Isso é cada vez mais difícil. Ainda existe a carga tributária de onde um hospital privado que presta serviço à comunidade, a empresas de convênio e particular, enquanto os hospitais da região que concorrem com o serviço que prestamos são isentos da carga tributária", pontuou.


Prefeitura emite nota

A Prefeitura de Ibatiba divulgou nota dizendo que foi surpreendida pelas redes sociais sobre o fechamento definitivo do hospital de Ibatiba. A nota diz que o município não recebeu qualquer comunicado oficial da instituição e reforça que existe um contrato administrativo para prestação de serviços, entre a municipalidade e a instituição, válido até março de 2023, com valores anuais de quase R$ 1,5 milhão, e que os pagamentos estão em dia.


"O município de Ibatiba continuará concentrando todos os esforços para não deixar a população sem acesso à saúde pública e, reconhecendo a importância do hospital, acredita que o fechamento não ocorrerá", afirma, a nota. "Destacamos, então, que desconhecemos qualquer informação sobre o fechamento do SUS (Sistema Único de Saúde), fato que jamais ocorrerá em Ibatiba", conclui a nota emitida pela Prefeitura Municipal.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/