Ibatiba inicia vacinação contra a dengue e realiza Dia D no sábado (2)

Ibatiba inicia vacinação contra a dengue e realiza Dia D no sábado (2)

O município foi o único da região do Caparaó a receber doses enviadas pelo Ministério da Saúde, entre 23 municípios contemplados no ES 
A Secretaria de Saúde de Ibatiba iniciou, nesta terça-feira (28), a imunização de crianças de 10 e 11 anos, público alvo da campanha de vacinação contra a Dengue. O município recebeu 695 doses da vacina e foi o único da região do Caparaó a receber doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, em uma primeira remessa.

A vacina está disponível na Sala de Vacinas, localizada no novo Núcleo Estratégico da Saúde da Família Adilao Almeida de Lima, no bairro Novo Horizonte. As crianças de 10 a 11 anos podem ser imunizadas, no local, com a primeira dose, das 8 às 16 horas, às segundas, terças e quintas-feiras. Às quartas-feiras, a vacinação acontece das 8 às 20 horas. E nas sextas-feiras, das 8 às 15 horas. Nesta terça (27), primeiro dia da campanha, 16 crianças receberam a imunização.

E neste sábado (02/03), o município vai realizar o Dia D de vacinação contra a dengue, também na Sala de Vacinas, das 8 às 16 horas. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar o maior número de aplicação das doses da vacina. Os pais e ou responsáveis que levarem os seus filhos devem portar o cartão do SUS, CPF e o cartão de vacinas.

Vacinas para 23 municípios

Ibatiba foi um dos 23 municípios que receberam doses das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, para o Espírito Santo que iniciou a campanha de imunização contra a dengue nesta segunda-feira (26). De acordo com informações do Governo do Estado, os municípios foram elencados pelo Ministério da Saúde, seguindo definições técnicas do órgão federal.

Além de Ibatiba, também foram contemplados os municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

O Estado recebeu 58.530 doses de vacinas que foram distribuídas para as 23 cidades que compõem a Região Metropolitana de Saúde – conforme Plano Diretor de Regionalização da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa). A meta é imunizar 58.525 crianças, de 10 a 11 anos, com essa primeira dose.

De acordo com o Governo do Estado, está sendo dialogado com o Ministério da Saúde para a remessa de mais doses que visam contemplar também os adolescentes de 14 a 15 anos, que é a faixa etária mais atingida pela doença. "Também estamos na expectativa que os laboratórios brasileiros possam começar a produzir essa vacina. Estamos com 34 mil notificações somente esta semana", alerta o governador Renato Casagrande.

Desde o início do ano, o Estado do Espírito Santo teve 38.580 casos notificados de dengue, 14.993 confirmados e 2 óbitos, com outros 11 óbitos em investigação. 


Centro de Atendimento no Hospital

Também nesta terça, em Ibatiba, começou a funcionar o Centro de Atendimento contra a Dengue, instalado no Hospital Público Municipal da Terra dos Tropeiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o espaço foi preparado para receber pessoas com suspeita de dengue, de segunda a domingo, das 7 às 16 horas.

O Centro funcionará enquanto a demanda se mantiver elevada, de acordo com a Secretaria. O objetivo é agilizar e dar mais qualidade ao atendimento desses pacientes, diante do aumento de casos de dengue.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Municipal, enfermeira Andressa Bonela, informa que o local concentra atendimento clínico, consulta de enfermagem, consulta médica, hidratação oral e venosa e, quando necessário, observação e coleta de exames laboratoriais. "O centro foi montado para melhorar a qualidade do serviço, para não haver complicações (para o paciente) e para as pessoas se sentirem mais acolhidas", explica. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado