Iúna é classificado como ótimo no ranking da Transparência e Governança Pública
O município ficou com a nota 99,8 e classificado como ótimo, se colocando em 2º lugar na região do Caparaó Capixaba e entre os primeiros do Estado
O município de Iúna está entre os mais transparentes do Espírito Santo, ao conseguir a nota 99,8 e ser classificado como ótimo no ranking da Transparência e Governança Pública 2025. A avaliação foi realizada pela Transparência Capixaba, com o apoio do ES em Ação e metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil.
Com essa nota, Iúna se colocou como o segundo município mais transparente da região do Caparaó Capixaba e entre os de maior transparência no Espírito Santo. Dos 78 municípios avaliados, Dores do Rio Preto – na região do Caparaó Capixaba, além de Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória conseguiram nota 100 na avaliação. Em seguida vem Iúna, com 99,8.
Foram analisados mais de 70 critérios, divididos em seis dimensões: Legal; Plataformas; Administração e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. E os dados revelam que a maioria das prefeituras melhorou em quesitos de transparência e governança pública, em relação à mesma avaliação realizada no ano passado.
Caminho certo
Para o prefeito de Iúna, Romário Vieira, receber a nota 99,8 no Ranking de Transparência e Governança Pública é motivo de muito orgulho para todos os iunenses. "Esse resultado mostra que Iúna está trilhando o caminho certo, com uma gestão séria, responsável e comprometida com o cidadão", afirma. "Quero agradecer a toda a equipe da Prefeitura de Iúna que trabalha com dedicação e ética todos os dias e, também, à população que participa, fiscaliza e nos motiva a fazer sempre mais e melhor. Seguimos firmes, com gestão moderna, participativa e transparente", completa o prefeito.
Já a secretária municipal de Controle e Transparência, Elzeni da Silva Oliveira, destaca que "transparência é mais do que divulgar números". "Transparência é garantir que cada morador tenha acesso às informações e possa acompanhar de perto como os recursos públicos estão sendo aplicados", disse. "Alcançamos a segunda maior nota no estado do Espírito Santo", ressalta a secretária.
A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, na qual 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como opaca e fechada à participação da sociedade. E nota 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social. Os municípios com menor avaliação no Estado ficaram na posição regular. Ou seja, o Espírito Santo não teve nenhum município avaliado como ruim ou péssimo em 2025.
Os resultados de todos os municípios estão disponíveis em https://transparenciainternacional.org.br/itgp/municipal
Comentários: