Iúna lança Protocolo de Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência
Lançamento aconteceu em audiência pública na Câmara Municipal de Iúna e foi apresentado pelo comitê colegiado de proteção à criança e adolescente
Foi lançado em Iúna, na manhã desta quinta-feira (21), o Protocolo Municipal de Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. O lançamento aconteceu durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Iúna e o protocolo foi apresentado pelo comitê colegiado de proteção à criança e adolescente vítima ou testemunha de violência e a Prefeitura de Iúna.
A elaboração desse protocolo partiu do reconhecimento da necessidade de um esforço conjunto para garantir a proteção e os direitos das crianças e dos adolescentes, por parte de todos os envolvidos no processo. Trabalho que contou com a participação das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação, de Saúde, de Turismo e Cultura, bem como da Santa Casa de Iúna, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e organizações da sociedade civil.
A função desse comitê é articular, acompanhar e avaliar a implementação da Lei nº 13.431/2017 e do Decreto Municipal nº 9.603/2028, para garantir que a rede de proteção atue de forma integrada e eficiente no atendimento à criança e adolescente em situação de vulnerabilidade. Os membros do comitê que estavam presentes foram apresentados pela coordenadora do Creas, Maria Luiza Mariano Cézar, que destacou a Escuta Especializada como um trabalho primordial. "Nesse trabalho um profissional ouve, de forma protegida e cuidadora, a criança ou adolescente vítima de violência", ressaltou.
Treinamento
Na solenidade realizada na Câmara Municipal, estavam presentes autoridades e representantes de diversos segmentos, entre estes, o prefeito de Iúna, Romário Vieira, o juiz de Direito da Comarca de Iúna, Daniel Barrioni de Oliveira, e o vereador Emerson da Silva Santos, secretário da Mesa Diretora, representando o Legislativo Municipal. Além de outros vereadores, representantes dos órgãos e segmentos do comitê e servidores.
Na parte da tarde, ainda na quinta-feira, e durante toda esta sexta-feira (22), mais de 200 profissionais da Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação participaram do treinamento realizado pelo psicólogo e professor Rudinei Luiz Beltrame. Nele, os servidores receberam informações sobre como atender vítimas ou testemunhas de violência de forma mais humanizada e especializada.
Comentários: