Sede do CAPS de Iúna foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (2)
Na sede do CAPS de Iúna, foi montada toda a estrutura necessária para as várias atividades terapêuticas oferecidas na unidade
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Iúna foi inaugurado nesta terça-feira (2). A unidade já estava funcionando desde junho, atendendo pacientes espontâneos encaminhados pelas unidades de saúde do município, mas agora foi entregue pela Prefeitura oficialmente. A unidade atende a pessoas com algum grau de transtorno mental, usuários de drogas e de álcool em excesso.
A solenidade reuniu autoridades, servidores e profissionais que vão atuar no local. O prefeito Romário Vieira, presente na inauguração, colocou que o CAPS é uma conquista muita grande para o município, principalmente para a equipe de saúde. "E, em especial, para as famílias que serão atendidas", disse.
A secretária municipal de Saúde, Ariadia Provetti, lembrou que o Conselho Municipal de Saúde aprovou a implantação do CAPS em 2005, mas o serviço só pôde ser executado agora. "Isso é uma vitória, uma conquista, um momento para ser celebrado, porque talvez nós não consigamos resolver todos os problemas dos pacientes com problemas psiquiátricos, mas estamos de portas abertas para acolhê-los, pois, lá fora, a sociedade não os entende, às vezes, nem mesmo a família", ressaltou. "Aqui, é para vir e ser acolhido, a gente vai orientar, direcionar, os médicos vão medicar no que for preciso e vamos ver os pacientes melhorando e sendo inseridos na sociedade", completou a secretária.
Tratamento
O psicólogo e coordenador do CAPS, Marlon de Souza Pereira, mencionou que está feliz por esse momento tão marcante para o município. "Antes, a gente procurava internações em outros lugares e, hoje, a gente dá esse grande passo que é ter esse tratamento aqui no município", enfatizou. "Nós vamos funcionar com as portas abertas e todos que chegarem terão atendimento e serão acolhidos", acrescentou.
Também estiveram presentes à solenidade os vereadores Emmanuel Garcia, Jonathan Bonfante, Emerson Santos e João Marcos Gava. Além de representantes de vários setores da Prefeitura, servidores e profissionais da área de saúde.
Funcionamento
O CAPS de Iúna está funcionando em um imóvel localizado na Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, 187, Centro, próximo à Casa da Cultura, das 7 às 17 horas. O Programa Saúde Mental (EMAESM) também está no mesmo endereço, com atendimento das 16h às 20h.
No local, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou toda estrutura para oferecer várias atividades terapêuticas. Os pacientes terão acesso a atividades físicas, cultivo de horta, pintura, artesanato e palestras. Também é oferecida refeição, para quem passa mais de quatro horas em atendimento, e medicação, com autorização do responsável legal.
A estrutura do CAPS de Iúna conta, ainda, com um carro para atender as unidades de saúde, uma sala para atendimento de enfermagem e quatro para atendimento médico. Além da recepção, farmácia, espaço para atividades laborais, cozinha e almoxarifado.
Comentários: