Mais Saúde e Cidadania chega às comunidades de Oriente e Santa Cruz

Mais Saúde e Cidadania chega às comunidades de Oriente e Santa Cruz

Projeto tem como objetivo principal levar atendimento básico em saúde, assistência social e outras áreas, aos moradores do município que residem na zona rural 


No último sábado, dia 19, foi a vez das comunidades de Oriente e Santa Cruz, receberem a visita do Projeto Mais Saúde e Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Muniz Freire. O projeto tem como objetivo principal levar atendimento básico em saúde, assistência social e outras áreas, aos moradores do município que residem na zona rural, principalmente os das localidades mais distantes e com menos acesso aos serviços públicos.

Um dos focos principais do projeto é o incentivo ao cultivo de uma horta domiciliar e ao uso do filtro de barro, resultando em alimentação saudável e água filtrada para as famílias atendidas. Até agora, oito comunidades já foram visitadas pelo projeto, que vem conseguido ótimos resultados nas regiões assistidas. As famílias estão sendo acompanhadas e orientadas sobre o cultivo das hortas e, no mês de setembro, o Mais Saúde e Cidadania retorna às comunidades de Canta Galo e Mata Pau, para a entrega de filtros de barro. O objetivo é garantir que todos entendam a importância e tenham acesso ao consumo de água tratada e sem impurezas.

Para o prefeito Dito Silva, a atuação da equipe do Mais Saúde e Cidadania em Sua Comunidade é importantíssima. "Somos um município grande, com mais de 600km de área, com muitas comunidades localizadas em nossos extremos, já nas divisas com municípios vizinhos. Gente nossa que estava desconectada de Muniz Freire. E, esse projeto traz essas pessoas de volta para a comunidade, com a oferta dos serviços que temos para oferecer", afirmou o prefeito.

Idealizado em 2021, o "Mais Saúde e Cidadania em sua Comunidade" é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde - ICEPI/SESA e o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. O projeto possui parcerias com as secretarias municipais de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação e Desenvolvimento Agropecuário; além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Incaper, APAE, Polícia Civil e também com a iniciativa privada. A Olam Coffee é a mais recente parceira do projeto.

Além do incentivo à plantação das hortas domiciliares e da importância do consumo de água filtrada, os moradores são atendidos com serviços médico e farmacêutico, dispensação de medicamentos, coleta de sangue realizada pelos laboratórios locais, vacinas e testes rápidos para diversas doenças. O atendimento também inclui avaliação odontológica e orientações sobre saúde bucal, inclusive com a distribuição de kits de higiene bucal para crianças e adultos.

"O Projeto Mais Saúde e Cidadania em sua Comunidade, busca proporcionar maior assistência à saúde da população e acesso dos indivíduos aos serviços de rede proteção; ao mesmo tempo que visa possibilitar às famílias de maior vulnerabilidade social a condução do acolhimento e cuidado. Além de fortalecer ações que complementem as demandas existentes e a sobrecarga das mesmas", destacou a coordenadora do projeto, a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Lourdes Lugão.

Trabalho conjunto, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e o Incaper marcam presença no projeto. Eles são responsáveis pela distribuição das sementes, orientações de preparo do solo e plantio e acompanham as famílias conforme a horta plantada vai se desenvolvendo. Já o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também oferece orientações sobre os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais atendidos.

Na esfera da Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Desenvolvimento Social, o trabalho é direcionado para a inclusão e atualização de dados das famílias no Cadastro Único (CadÚnico), bem como orientações detalhadas sobre o Bolsa Família e outros programas assistenciais disponíveis no município.

A secretaria também fica responsável pelo "cantinho da beleza", com a oferta de corte de cabelo, escova, manicure e design de sobrancelhas, promovendo não apenas a estética, mas também a autoestima dos participantes. A recreação também fez parte do projeto, com a disponibilidade de um pula-pula para a diversão das crianças.

Na área educacional, são fornecidas orientações específicas para os pais dos alunos, reforçando a importância da parceria entre escola e família no processo educativo.

Outro parceiro importante é a Polícia Civil, que colabora com informações sobre a convivência familiar e comunitária, vínculo afetivo, não violência e violação de direitos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/