Paróquia de Pequiá realiza grande festa para comemorar colheita do café

Paróquia de Pequiá realiza grande festa para comemorar colheita do café

Festa Flor do Caparaó é realizada para festejar a colheita do café, principal cultura de região, bem como valorizar o homem do campo

Frei Levi cumprimentando a Rainha da Primavera.

A Paróquia São Paulo Apóstolo, do Distrito de Pequiá, no município de Iúna, realizou no sábado passado uma grande festa aberta, na praça principal de cidade, com desfiles de rainha e shows musicais. O objetivo do evento era para arrecadar fundos para a igreja, conforme assinalou o pároco Frei Levy da Conceição. A programação constou com a presença de barracas com comidas típicas da região, concurso "Rainha do Café" e "Rainha da Primavera", concurso de beleza local, seguido pela apresentação do show com Justino "O Fera do Baile".
Vencedoras do concurso.

Quatro candidatas disputaram o título de Rainha da Primavera. O critério de classificação para receber a coroa de rainha é o volume em dinheiro arrecadado com a venda de rifas. Pela ordem forma eleitas: 1ª lugar - Andressa Zavarize; 2ª lugar - Ana Luiza Ferreira; 3º lugar - Lidiana Robadel e em 4º lugar - Gizelle Machado.

Da mesma forma, quatro candidatas disputaram o título de Rainha do Café, com a campanha por doação de sacas de café. Quem conseguiu arrecadar maior volume do produto, foi coroada como rainha. Veja a classificação: 1º lugar - Mirella Aguiar; 2º lugar - Maria Júlia, 3º Lugar - Rafaela Queirós; 4º lugar - Maria Eduarda Roncati.

Apresentadores do desfile, Julio e Clélia Raposo.

Clélia Raposo e Júlio Maria de Oliveira (Júlio Soldado), foram os apresentadores do desfile, transmitindo muita emoção, arrancando muitos aplausos do público. A organização acredita que mais de seiscentas pessoas estiveram no evento. O saldo da arrecadação, entre doação de café e venda de rifas, somou R$ 52 mil reais, conforme informou a assessora de comunicação.

De acordo com a assessora de comunicação da Paróquia, Cristiane, A Festa Flor do Caparaó é realizada para festejar a colheita do café, principal cultura de nossa região, bem como valorizar o homem do campo, trazendo além da diversão, a promoção do conhecimento acerca do cultivo do café.

Segundo ela, em 2023, a Paróquia realizou no dia 25 de agosto, "Dia de Campo do Café Arábica" na propriedade da família Vimercati e no dia 30 de setembro, dia da festa com a Santa Missa em agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso do evento.

A Paróquia é dividida em quatro setores. No setor São Lucas, estão agrupadas as comunidades: Matriz, São Francisco, Rio Claro, Príncipe e Três Pontes; Já no setor São Miguel, estão: Boa Sorte, Santa Clara e Pilões. No setor Sagrada Família, estão: Vista Alegre, Pouso Alto, Santo Antônio, Fazenda Alegria; e no setor São Brás, estão: Laranja da Terra, Tinguaciba, São Judas e Cantinho da Saudade.

Cada setor lança sua candidata a rainha primavera e ou café e as comunidades assumem responsabilidades de ajudá-la na venda de rifas e arrecadar os cafés. Da mesma forma, cada setor fica responsável pelas barracas com a venda de comidas típicas e doces.

O Frei Levy da Conceição, pároco responsável, esteve presente durante todo o evento e acompanhou com entusiasmo a movimentação das comunidades na realização do evento. Ele disse que a intenção é integrar as comunidades, criando mais entrelaçamento e entusiasmo com as campanhas da igreja. Ele disse que essa não é a primeira campanha. Desde fevereiro do ano passado, quando chegou em Pequiá, várias campanhas foram realizadas com ótimos resultados. 

Presença das comunidades nas barracas!
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/