Piloto registra fenômeno no céu e compara com o de Pedra Menina

Piloto registra fenômeno no céu e compara com o de Pedra Menina

Os dois registros mostram fenômenos parecidos e foram feitos no mesmo dia

Imagens: Rogério Mercaldi / André Berlinck

Vídeo registrado no formato de time-lapse pelo piloto Rogério Mercaldi chamou a atenção nas redes sociais ao mostrar diversos pontos luminosos cruzando o céu durante a noite, enquanto realizava a rota de voo de Belém-PA – Mossoró-RN.

O vídeo intrigou principalmente a região do Caparaó capixaba, que ficou curiosa com um fenômeno semelhante registrado em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto-ES, pelo fotógrafo André Berlinck. Os dois registros, do piloto e do fotógrafo, ainda foram feitos no mesmo dia: no sábado, 10 de janeiro.

Entretanto, o registro no mesmo dia poderia ser somente coincidência. Segundo o piloto, as luzes que ele gravou enquanto voava podem ser confundidas com estrelas cadentes, lixo espacial ou até mesmo aviões. No entanto, Mercaldi explica que, na verdade, os pontos se tratam de satélites artificiais em órbita baixa na terra.

Nosso portal entrou em contato com o piloto, que, analisando o vídeo de Pedra Menina, afirmou que também parecem ser satélites. "Velocidade constante, trajetória constante".

Sobre o fenômeno, ele complementa: "Como estão a centenas de quilômetros de altitude, se deslocam rápido e em trajetórias praticamente retas, por isso surgem como vários pontos luminosos se movendo ao mesmo tempo".

"Aviões piscam, variam de intensidade e seguem rotas bem definidas. Estrelas cadentes são raras, duram poucos segundos e somem. Já esse padrão contínuo, em sequência, é típico de satélites em órbita baixa", concluiu.

A teoria foi corroborada por Jorge Uesu, da Revista UFO, apontando que a direção em que o registro de Pedra Menina foi feito aponta para uma rota de satélites da empresa Star Link.


Primeiramente, confira o vídeo que o piloto Rogério Mercaldi gravou durante o voo:

Vídeo do fotógrafo André Berlinck, em Pedra Menina:

Agora confira um vídeo feito pela Revista Ufo, para seu perfil no Instagram. Nele, Jorge Uesu analisa o fenômeno de Pedra Menina, relacionando as luzes no céu com satélites da Star Link:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 16 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado