A educação colorindo o Caparaó

A educação colorindo o Caparaó

Conheça o projeto Agrinho, iniciado em uma escola municipal de Iúna

No distrito de Nossa Senhora das Graças - Iúna, alunos da Escola Municipal Delfino Batista Vieira participaram do Projeto Agrinho, com auxílio da professora de Ciências, Jamily Almeida Fontoura. Os alunos do 9º ano (25 alunos) deram início ao projeto, que consiste na revitalização da entrada da comunidade com materiais de baixo custo e trabalho em grupo.

O primeiro trabalho realizado foi a limpeza com os serviços de capina, poda e recolhimento de lixo dos barrancos, além do plantio de várias espécies de plantas nativas e ornamentais, e posteriormente a pintura das casas, muros e meio-fios com materiais de baixo custo como, cal, cola branca, água e xadrez de várias cores, sendo todo o material e ferramentas fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e pelos próprios alunos.

Após a realização da intervenção, os alunos realizarão uma produção de texto referente ao tema sustentabilidade e o projeto desenvolvido, que terá uma premiação.

"Com esse projeto, plantamos a sementinha, pois ele é só um modelo pra inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, para que saibam que com materiais de baixo custo e trabalho em grupo, é possível mudar o nosso ambiente para melhor. Com cada um fazendo a sua parte, tornamos a zona urbana um lugar mais agradável de se viver e, consequentemente, tornamos a sede do município mais atrativa para o turismo", destaca a professora de Ciêncais Jamily Almeida.


Projeto Agrinho
O Projeto Agrinho é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR) com parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espirito Santo (FAES), Sindicatos Rurais e Secretarias Municipais de Educação, que tem como objetivo desenvolver ações educativas, com ênfase em cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos. Ele é realizado nas escolas da rede municipal e este ano o projeto tinha como tema "Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade", sendo dividido em vários subtemas.

Objetivo do Projeto
O principal objetivo é demonstrar e experenciar caminhos para revitalização urbana com baixo custo e de forma sustentável, uso de tintas ecológicas, materiais reaproveitáveis e conhecimentos simples de pintura e jardinagem, além de chamar a atenção da população, inclusive, os próprios moradores e alunos, e da gestão pública sobre formas simples e diversificadas de fomentar o turismo, a inclusão, o empreendedorismo, consciência socioambiental e valorização cultural. Buscando também realizar integração dessas comunidades, escolar e civil, e compartilhamento de suas vivências e experiências. E por fim, gerar a autonomia dos próprios moradores e o "aprender fazendo" dos alunos, tendo como referencial teórico Paulo Freire.

Todo o desenvolvimento do projeto foi registrado no perfil do Instagram @cienciasnoinsta e está salvo nos destaques pra quem estiver mais interessado em conhece-lo.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado