14° Batalhão da Polícia Militar comemora seu 13° aniversário

14° Batalhão da Polícia Militar comemora seu 13° aniversário

Uma Unidade da Polícia Militar que protege, se preocupa e cuida da segurança da sociedade há 13 anos 

O 14° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, completa seu 13° aniversário no dia 24 de Junho, sábado. Ao longo de toda a semana que antecedeu a data, foram realizadas várias atividades referentes ao aniversário da Unidade, como competitivos jogos militares, interação dos alunos de escolas municipais com os policiais, culto de ação de graças e a tão esperada Solenidade Militar de comemoração de aniversário.

O início das comemorações foi marcado com a presença das crianças da rede municipal de ensino que foram até a Sede da 3ª Cia do 14° BPM em Muniz Freire no dia 14 de junho, quarta-feira e participaram do Recreio no Quartel. As crianças tiveram oportunidade de conhecer as modalidades e tipos de serviços prestados à população, participam de oficinas, palestras e apresentações na polícia ambiental, setor de trânsito, ações do Proerd, Força Tática e K-9 e conheceram as viaturas policiais de perto. Foram momentos de aprendizado e diversão.

Na quarta-feira (21) os militares realizaram um Culto de Ação de Graças no auditório da Unidade em Ibatiba, que foi ministrado pelos militares às 15h30min e em seguida foi servido um delicioso café da tarde para todos os presentes. Na oportunidade participou o Tenente Coronel Jomilson dos Santo Ivo, juntamente com os oficiais e praças da Unidade. No dia seguinte, quinta-feira (22), o Torneio Desportivo Militar foi realizado no Clube da Polícia em Iúna. Os militares participaram do Futebol Society, Duathlon e Cabo de Guerra.

A esperada Solenidade Militar aconteceu na manhã de sexta-feira (23) no Plenário "Éden Faustino Bernardo" em Ibatiba, a partir das 09:00 horas com um delicioso café da manhã. A Cerimônia reuniu o Comandante Ten Cel Jomilson dos Santos Ivo, Coronel Flávio Pereira Santiago, Major Weden e Major Guilherme, além de militares, representantes de Irupi e Muniz Freire, familiares e amigos. 

O Comandante do 14° BPM, Ten Cel Jomilson, indicou como Amigos do 14° BPM as personalidades: Capitão RR Guilherme Thompson de Mendonça, Presidente da Aspomires; O Sr. Fernando Vieira de Souza - Vereador Presidente da Câmara de Ibatiba; e o Dr. Elivander Pereira Florindo - Médico e Empresário em Iúna. As demais personalidades foram indicados pelos comandantes de Pelotões da Unidade. Foi também concedida medalhas "Valor Policial Militar" destinada aos militares.

O Tenente-Coronel Jomilson dos Santos Ivo contou um pouco obre a história do 14° Batalhão, e enfatizou seu agradecimento a todos os militares que participaram da jornada de criação da Unidade. "Para que o Batalhão se tornasse essa referência que é hoje, muitas foram às mãos envolvidas na criação e construção, muitas foram às lutas e ações de dedicação. E agora, o trabalho continua com os novos militares, então quero aqui deixar minha gratidão a todos."

Durante seu discurso, o Coronel Flávio Pereira Santiago, comandante do 5° CPOR de Venda Nova, relembrou da época em que foi Comandante do 14° Batalhão e das grandes amizades que fez. "Tive oportunidade de fazer grandes amizades as quais são mantidas até hoje. Uma delas é a do atual Comandante Jomilson, o qual parabenizo pelo trabalho e resultados alcançados. Quero dizer a todos os militares da unidade que continuem servindo e protegendo a sociedade, continuem sendo uma referência da fé, da humildade, da justiça e da honestidade, continuem sendo exemplo para as gerações de policiais que virão", destacou.

Ao final, foi apresentado um vídeo com as estatísticas da Unidade, atuação dos policiais militares, registros de apreensões e operações.


O 14° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo

Antes de se tornar independente, a Companhia pertencia ao 3º Batalhão de Polícia Militar, localizado no município de Alegre. A principal motivação para criação da Companhia Independente foi a grande área de atuação do referido batalhão, que na época possuía 13 (treze) municípios sob responsabilidade territorial, e as diferenças quanto às características regionais.

Criou-se então a 7ª Companhia Independente, no dia 02 de julho de 2002, e inaugurada no dia 30 de julho do mesmo ano, que tinha como sede o município de Iúna, abrangendo, ainda, os municípios de Ibitirama, Ibatiba e Irupi. Iúna é então chamada de "embrião" do 14° BPM. O 14º Batalhão foi então criado em 26 de fevereiro de 2010, sendo inaugurado no dia 24 de junho de 2010.

Em 2011 ocorreu a alteração do Quadro de Organização Básica da PMES, incluindo na área do Batalhão o município de Muniz Freire. Atualmente, o 14° Batalhão de Polícia Militar tem como sede o município de Ibatiba e área de atuação nos municípios de Muniz Freire, Brejetuba, Ibatiba, Iúna, Ibitirama e Irupi. 

A Unidade mantém constantes planejamentos e operações, reuniões e discussões sobre Segurança Pública que melhor atende os municípios que atua. Todos os militares são empenhados e preparados para manter o bem estar e segurança da sociedade. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado