Banestes alerta para golpe da falsa central telefônica

Banestes alerta para golpe da falsa central telefônica

Banestes alerta para golpe da falsa central telefônica

Com os criminosos aplicando golpes cada vez mais sofisticados e atentos às mudanças de hábitos das pessoas no mundo digital, o Banestes identificou tentativas de fraude contra os clientes, principalmente o da falsa central de atendimento telefônico. A pandemia do novo Coronavírus (Convid-19) e o crescimento de transações digitais fizeram com que os crimes também aumentassem.

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no primeiro bimestre de 2021, os ataques de phishing – tipo de técnica utilizada para enganar pessoas e coletar dados confidenciais – cresceram 100% em relação ao ano passado. Já os golpes da falsa central telefônica e do falso funcionário de banco tiveram crescimento ainda maior, de 340%.

No caso do golpe da falsa central telefônica, o fraudador liga para a vítima se passando por funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem relacionamento. O criminoso informa que há irregularidades na conta ou aplicativo, como dados cadastrais incorretas ou transações suspeitas. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima.

Os criminosos podem simular o número de telefone do banco ao ligarem para os clientes, dizendo que há problemas na habilitação do aplicativo ou operações suspeitas na conta ou no cartão. E os golpistas podem usar recursos tecnológicos, como gravações e menus, para aumentar a confiança junto à vítima.



O que fazer?

A gerente de Segurança da Informação e Fraudes do Banestes, Thais Helena Nakassima, ressalta que é fundamental que o correntista tenha consciência de sua participação na segurança do próprio patrimônio, mantendo a guarda dos dados pessoais e confidenciais, bem como acessar, exclusivamente, os canais oficiais da instituição.

"Nunca ligamos para a casa do cliente solicitando que ele execute uma transação ou que ele desfaça uma transação. O banco jamais faz isso. Da mesma forma, o banco nunca liga para você e pede para que você digite senha, Btoken ou dê informações. Caso você receba esse tipo de contato, desligue imediatamente e fale com nossa equipe da forma que usualmente você faz", alertou Nakassima.

A gerente ressalta que o Banestes tem realizado diversas campanhas de prevenção a fraudes, por meio de divulgação nas mídias sociais oficiais, envios de sms/push via aplicativos, emissão de alerta nos canais Internet Banking e mobile e no site institucional.

Por isso, lembre-se: o Banestes nunca entra em contato com o cliente e pede senhas por telefone. Na dúvida, desligue o telefone e ligue de outro aparelho para nossa central 0800 727 0474 ou fale com o seu gerente. O número de contato de sua agência pode ser obtido em nosso site oficial: www.banestes.com.br.



Como se proteger

O Banestes nunca liga para os clientes, solicitando dados de acesso, senhas ou códigos dos dispositivos de segurança, acesso a sites não oficiais ou execução de downloads.

Nunca ligamos solicitando acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações com digitação de senhas ou códigos de dispositivos de segurança.

O Banestes não entra em contato solicitando código do BToken, nem foto do código.

O Banco não entra em contato para agendar a entrega de cartões de crédito.

Não solicitamos seus dados, suas senhas ou códigos de acesso para contestar transações ou desabilitar/atualizar dispositivos do App Banestes ou App Banestes Cartões.

Desconfie de ofertas milagrosas ou solicitações urgentes, em geral os golpistas utilizam-se dessas abordagens para envolvê-lo.



Fonte: Governo do ES - Texto: Jardel Torezani

 

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Quinta, 21 Novembro 2024

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