Operação contra organização criminosa tem Ibatiba e Iúna como principais alvos
Operação cumpriu mandados de prisão e busca; oito pessoas foram presas, entre elas quatro militares
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a operação "Lucas 3:14", com foco principal nos municípios de Ibatiba e Iúna, no Caparaó capixaba. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa investigada por envolvimento em homicídios, pistolagem, organização criminosa, fraude processual, falsidade ideológica e crimes relacionados à ocultação e destruição de provas.
A operação foi realizada pela Superintendência Regional Serrana da Polícia Civil, em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ibatiba, Iúna e Castelo, no Espírito Santo, além de Mutum, em Minas Gerais.
Segundo a Polícia Civil, a investigação apura a atuação de um grupo criminoso suspeito de envolvimento em diversos homicídios registrados na região. Até o momento, a operação resultou em oito prisões, sendo quatro dos detidos militares.
A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), além de equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, mobilizando 56 agentes.
Resposta ao crime organizado
De acordo com o delegado da Polícia Civil Jordano Bruno, a operação representa uma importante resposta das forças de segurança à criminalidade na região.
Segundo ele, os mandados tiveram como alvo pessoas apontadas como líderes, intermediários e executores de homicídios investigados pelas autoridades.
"A Polícia Civil realizou uma operação importante no município de Ibatiba com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em diversos homicídios na região. Foram presos desde os mandantes até os executores desses crimes", destacou o delegado.
Jordano Bruno também afirmou que novas ações poderão ser realizadas nos próximos meses como parte das estratégias de enfrentamento ao crime organizado e redução dos índices de violência na região.
Origem do nome da operação
O nome "Lucas 3:14" faz referência ao versículo bíblico que diz:
"A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo."
Segundo os responsáveis pela investigação, a referência está relacionada aos crimes apurados durante o inquérito, especialmente aqueles ligados à violência e à suposta manipulação de informações.
As investigações continuam e novos detalhes sobre os resultados da operação deverão ser divulgados pelas autoridades nas próximas horas.
Com informações da PCES
Comentários: