Projeto de lei declara Jerônimo Monteiro como Capital Estadual da Laranja

Projeto de lei declara Jerônimo Monteiro como Capital Estadual da Laranja

O projeto foi apresentado pelo deputado Julio da Fetaes, que é natural do município e ressalta a importância do cultivo da laranja para seu desenvolvimento 

Julio da Fetaes protocolou projeto (Foto Luciana Castro)

O deputado estadual Julio Cezar Mendel – Julio da Fetaes (PT) – protocolou projeto de lei que declara o município de Jerônimo Monteiro como a Capital Estadual da Laranja. Após o recesso parlamentar, o projeto de lei do deputado – que tomou posse no último dia 8, no lugar do deputado João Coser – seguirá tramitando na Casa de Leis.

Jerônimo Monteiro já é muito conhecido por conta do pioneirismo na plantação de laranja no Espírito Santo. Por isso, recebeu o título de "Terra da Laranja". São várias as variedades de laranja produzidas no município, como a Laranja Bahia, Seleta, Lima, Salustiana, Pera, Valência e Folha Murcha.

Julio da Fetaes é natural do município, localizado na região do Caparaó, sul do Estado. Ele ressalta a importância do cultivo da laranja para Jerônimo Monteiro, destacando que o maior objetivo do projeto é valorizar os agricultores que produzem a fruta que se tornou um símbolo para o município. "A qualidade do solo que temos lá faz com que o sabor da laranja seja diferenciado e isso potencializa não só a cultura da laranja, mas gera renda, emprego e promove o desenvolvimento econômico e social do município", destaca.

Posse

Júlio da Fetaes tomou posse como deputado estadual, no dia 8 de julho. Ele assumiu a vaga do seu correligionário João Coser, que vai disputar as eleições deste ano, e permanecerá na Assembleia Legislativa por 120 dias. O novo parlamentar ocupava a primeira suplência na Federação formada pelo PT/PV/PcdoB, ao conseguir quase 12 mil votos no pleito de 2022.

Julio da Fetaes em sua posse (Foto Ellen Campanharo).

Quando assumiu, colocou, como sua principal bandeira de mandato, a continuidade ao trabalho na defesa dos interesses da agricultura familiar e atenção às demandas das comunidades mais carentes do campo. Entre elas, as compostas por quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

Ainda no dia de sua posse, Julio enfatizou a importância de toda sua família – pais, esposa e filhos – para alcançar seus objetivos, incluindo o sonho de exercer um mandato. "Este sonho de exercer mandato é um sonho sonhado por muitos que acreditam na política séria, voltada principalmente para os que mais necessitam", afirmou, na ocasião.

Comenda e perfil

Após a posse e já na condição de parlamentar em exercício de mandato, Julio da Fetaes recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau Grã Cruz. A mais alta honraria da Casa foi entregue pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos

Da comunidade rural de Andorinha, no município de Jerônimo Monteiro, Julio da Fetaes nasceu em família de pequenos agricultores e, desde criança, esteve envolvido com o meio rural. Pós-graduado em geografia e educação ambiental, atuou, por várias décadas, em entidades de trabalhadores rurais.

Ele assumiu a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jerônimo Monteiro em 1998, aos 18 anos, ficando por dois mandatos no cargo. E, em 2005, se tornou diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes), entidade que representa os trabalhadores rurais no estado. Ele foi eleito presidente da Federação por três mandatos. Em 2022, disputou a eleição, pela primeira vez, conquistando a primeira suplência da coligação PT/PV/PcdoB. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/