Senar-ES oferece prótese dentária gratuita a produtores rurais
A iniciativa devolve não apenas o sorriso, mas também a autoestima e a qualidade de vida de quem não teria condições de arcar com o tratamento
Um projeto inédito do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) está transformando a vida de produtores rurais ao levar atendimento odontológico gratuito e prótese dentária para o interior do Estado. A iniciativa, realizada pelo Sistema Faes/Senar/Sindicatos Rurais, devolve não apenas o sorriso, mas também a autoestima e a qualidade de vida de quem não teria condições de arcar com o tratamento.
Foi o caso de Reginaldo Alves, produtor de café e banana de Rio Novo do Sul. Acostumado a acordar cedo para cultivar os alimentos que chegam à mesa do capixaba, ele sonhava em recuperar o sorriso, mas não tinha recursos para isso. Com o Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar-ES, o sonho se tornou realidade, com atendimento especializado e totalmente gratuito.
Segundo Munik Muniz, analista técnica responsável pelo Programa de Saúde do Senar-ES, a proposta vai muito além da estética. O foco é saúde, funcionalidade e autoestima no dia a dia do produtor rural, garantindo dignidade e inclusão para quem vive e trabalha no campo.
O projeto acompanha o paciente desde a primeira consulta, com avaliação e moldagem da prótese, passando pela confecção e prova, até a colocação final. Todo o processo é feito por equipe especializada e dentro da programação itinerante do Senar-ES, que percorre diversos municípios do Espírito Santo.
Próximas ações do Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural no ES:
30/08 – Águia Branca
20/09 – Afonso Cláudio
18/10 – Itaguaçu
08/11 – Presidente Kennedy
29/11 – Pancas
Fonte: Senar-ES
Comentários: