Academia de Letras de Iúna premia vencedores do Concurso Literário

Academia de Letras de Iúna premia vencedores do Concurso Literário

 Na oportunidade também foram homenageados os ex-prefeitos de Iúna com a Comenda "José Antônio Lofêgo", honraria criada pela Academia

A Academia Iunense de Letras realizou no sábado passado (25), no auditório da Escola Henrique Coutinho, a premiação do 3º Concurso Literário, com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares do município. Foram premiados os vencedores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as duas primeiras séries do Ensino Médio e professores.

O tema do concurso foi solidariedade. "Os fatos deprimentes ocorridos em algumas escolas do país, com violência e morte, causando convulsão na comunidade escolar no brasil inteiro, além da depressão causada no período pandêmico, serviu de base para os acadêmicos escolherem este tema para debate nas salas de aula, como forma de reencontrar o caminho do amor e da fraternidade", afirma o presidente da Academia, José Salotto Sobrinho.

Salotto ressalta que a solidariedade é um dos mais autos degraus do desenvolvimento humano. É um ato de desapego material, voltando suas ações para o bem comum. É o mais curto caminho para o encontro com o criador. "Ser solidário é se despojar de tudo aquilo que nos arrasta para o mal, voltando seu olhar para aqueles que sofrem a dor no corpo e na alma. Ser solidário é o encontro com a felicidade ao partilhar o pouco que tem com aquele que tem menos ainda, é dar o conforto espiritual a quem está em aflição".

Para esse concurso, a academia escolheu como patrono um dos maiores símbolos da solidariedade humana na história do nosso município, o senhor Manoel Braz Pimentel, pai da escritora Maria Rosa Pimentel e Souza. Em decorrência disso, os troféus que os premiados receberam leva o nome e foto do homenageado.

Homenagem a ex-prefeitos

Na sequência, a Academia prestou homenagens aos ex-prefeitos de Iúna e aos familiares de ex-prefeitos in memorian, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Iúna durante os seus mandatos à frente do Executivo Municipal, entregando a eles a Comenda "José Antônio Lofêgo", honraria criada pela Academia para as homenagens no ano de 2023. José Antônio Lofego foi o primeiro prefeito de Iúna, responsável pela construção do Palacete Municipal, prédio que abriga a Casa da Cultura.

Marcaram presença no evento solene, a Secretária Municipal de Educação Edna Viana Fonseca, o Chefe de Gabinete Breno Oliveira, o vereador Emerson Santos o Deputado Estadual Coronel Weliton, o presidente da Câmara Municipal Admilson Souza "Dimilsinho Flora", além dos diretores das seguintes escolas municipais: Delfino Batista Vieira – Jane Keli, Santa Clara do Caparaó, Altair e Maria Barros Horst - Renata Horst Sales Fernandes.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 05 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado