Decisão do TRE-ES leva Lelei Storck a se retirar da disputa pela Prefeitura de Irupi

Decisão do TRE-ES leva Lelei Storck a se retirar da disputa pela Prefeitura de Irupi

O ex-prefeito resolveu renunciar à candidatura e seu filho, Helton Storck, vai assumir a vaga de candidato a prefeito de Irupi nas eleições deste ano

Foto Arquivo

Depois de ver negado provimento ao embargo de declaração apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o ex-prefeito Lelei Storck (PRD) resolveu renunciar ao prazo recursal a que ainda tinha direito e se retirou da disputa pela Prefeitura de Irupi. Conforme enviado ao tribunal, ele coloca que toma a decisão a fim de que sua coligação possa substitui-lo por outro nome que venha a concorrer nas eleições para prefeito deste ano.

A defesa de Lelei Storck entrou com recurso contra decisão do próprio TRE-ES, tomada por unanimidade, que já havia negado provimento a um outro recurso que manteve indeferimento ao registro de sua candidatura a prefeito de Irupi, firmada no dia 4. E, agora, a mesma juíza Isabella Rossi Naumann Chaves considerou que a questão levantada pela defesa era irrelevante e, diante de tudo que foi exposto, voltou a negar provimento, dessa vez ao embargo de declaração apresentado pelo ex-prefeito.

As decisões do TRE-ES confirmam a sentença dada pelo juiz da 19ª Zona Eleitoral de Muniz Freire, Marcelo Mattar Coutinho, que decidiu indeferir o registro da candidatura a prefeito de Lelei Storck, pelo PRD, nas eleições municipais deste ano. O requerimento do registro da candidatura foi feito pela coligação "Para Irupi voltar a crescer" (PRD, Republicanos, PP, PL e Agir). O pedido de impugnação foi solicitado pela coligação "Movimento Democrático Irupiense" (MDB, Podemos, PSB e União Brasil).

Entenda

Conforme o pedido de impugnação apresentado, Lelei Stock se encontrava com os direitos políticos suspensos, desde 10 de maio de 2018 até 10 de maio de 2026, o que foi confirmado em decisão do mesmo juiz, Marcelo Mattar Coutinho, diante da existência de um processo no TRE. Nesse processo, o ex-prefeito foi condenado por improbidade administrativa, no qual foi sentenciado a pagar multa de 5 vezes o salário de prefeito e à suspensão dos direitos políticos pelo período de oito anos. O processo transitou em julgado em 10 de maio de 2018.

Diante disso, segundo a Justiça Eleitoral, o ex-prefeito estaria inelegível e, por isso, sua filiação ao PRD não seria válida, já que aconteceu dentro do período de inelegibilidade. Além disso, de acordo com os autos apresentados, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pelo indeferimento do registro da candidatura, em razão da suspensão dos direitos políticos de Lelei Storck.

Novo candidato 

Procurado pela reportagem do jornal A Notícia, Lelei Storck declarou que será substituído por seu filho, o agricultora Helton Storck. Também filiado ao PRD, Helton assumirá a vaga como candidato a prefeito da coligação "Para Irupi voltar a crescer" (PRD, Republicanos, PP, PL e Agir) que tem, como candidata a vice-prefeita, Elidea Guimarães. Ela não se manifestou sobre a mudança, quando procurada pela reportagem, indicando que o assunto deveria ser tratado com o ex-prefeito Lelei Storck.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado