Desfile reúne 40 carros de boi na Festa e ExpoAgro de Divino de São Lourenço
O evento foi um dos pontos altos da festa que aconteceu neste final de semana, contando com participantes de outros municípios
A 59ª Festa e XXVI ExpoAgro de Divino de São Lourenço, que aconteceu neste último final de semana (7 a 10), teve como um dos seus pontos altos o tradicional Desfile de Carros de Boi. A festa, que contou com vários shows e momentos de fé, com culto evangélico, na abertura oficial, e a Festa do Glorioso Mártir São Lourenço, na Igreja Matriz, no domingo (10).
A festividade foi realizada pela Prefeitura de Divino de São Lourenço, com apoio do Banestes, Câmara de Vereadores, Incaper, Idaf, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A programação contou, ainda, com Concurso Leiteiro (leia matéria no segundo link abaixo), Encontro de Veteranos, Praça de Alimentação e brinquedos para as crianças. Confira tudo sobre a festa na matéria no primeiro link abaixo.
O Desfile de Carros de Boi era muito esperado pelos moradores de Divino de São Lourenço que foram para as ruas prestigiar o evento que contou com a participação de 40 carros de boi. Participaram variadas juntas de animais, incluindo dois carros puxados por cabritos que atraíram a atenção da criançada. Além dos participantes do município, carros de boi vieram de Castelo, Conceição do Castelo, São José do Calçado, Chalé (MG) e Durandé (MG), entre outras localidades.
Percurso
O desfile foi iniciado em Patrimônio da Penha, por volta da 9h30, e chegou na sede de Divino de São Lourenço por volta das 13 horas, em um percurso de quase 17 quilômetros. Na cidade, o desfile passou pelas principais ruas, terminando em frente à agência Sicoob, onde os boiadeiros foram homenageados com troféus e brindes. O carro de boi foi um dos principais meios de transporte de carga e pessoas durante o Brasil colonial e ainda é lembrado como símbolo de uma era analógica e rural.
A entrega das homenagens foi feita pelo prefeito Dudu Queiroz – acompanhado de sua esposa Diana Moura – e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Ronaldo Borges – junto com sua esposa Jaqueline Lemos Pirovani. Dudu Queiroz, inclusive, acompanhou o desfile desde Patrimônio da Penha e estava muito animado com o sucesso do evento.
Ele falou sobre a expectativa de melhorar cada vez mais o desfile. "Essas manifestações mantêm viva a memória coletiva, conectando gerações ao legado rural, à religiosidade e à arte popular", destacou o prefeito.
Comentários: