Festival Sabores do Caparaó valorizou gastronomia, cultura e turismo de Muniz Freire
O evento reuniu expositores, artesãos, produtores de cafés especiais e cervejeiros, para receber visitantes de toda a região
O município de Muniz Freire, no Caparaó Capixaba, no último final de semana, viveu um momento de valorização da gastronomia, da cultura e do turismo regional. De quinta-feira (21) até o sábado (23), foi realizado o Festival Sabores do Caparaó que reuniu expositores, artesãos, produtores de cafés especiais e cervejeiros, para receber visitantes de toda a região. A próxima edição do evento vai acontecer em Irupi, entre os dias 26 e 28 de setembro.
O evento foi realizado pelo Instituto Panela de Barro, em parceria com a Prefeitura de Muniz Freire, Sebrae/ES, Governo do Espírito Santo e Aderes. E a abertura oficial aconteceu na quinta-feira, reunindo autoridades, lideranças e dirigentes de organizações envolvidas.
Presente à cerimônia, o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva – que também é o presidente do Consórcio Caparaó, destacou a importância econômica e cultural do festival. "Além de aquecer o turismo regional, o Sabores do Caparaó fortalece nossa cultura e dá oportunidade para que nossos expositores apresentem seus produtos", disse. "Muniz Freire merece cada vez mais eventos com essa qualidade", completou o prefeito.
Visibilidade e shows
Ele estava acompanhado da primeira-dama, Patricia Vivyanne, de secretários municipais, vereadores e autoridades locais. Também estavam presentes o prefeito e vice-prefeito de Irupi, Paulino Lourenço e Abercilio Machado, além do subsecretário do Estado de Turismo, Luciano Machado, representantes do Sebrae e Aderes.
Entre os expositores, o sentimento foi de gratidão pela visibilidade que o festival proporciona aos produtos e empreendedores da região do Caparaó. Enquanto os visitantes puderam experimentar os vários sabores expostos na feira, além de curtir muitos shows que começaram na quinta-feira, com a MPB e Internacional de Wagner e Edmar, o Coro Italiano Veni Creator Spiritus e o "Desconstrusom" de Nano Viana.
Na sexta-feira (22), a noite começou com a viola caipira de Everton e Daniel e seguiu com a "brasilidade" de Novelo, o folclore na apresentação cultural do Boi Azulão e o sertanejo de Rodrigo Bala. E, no sábado, a programação foi aberta com a apresentação da Lira Munizfreirense e seguiu com o Pé de Serra da Banda Sol Maior, a MPB Instrumental de Gilson Santos, o sertanejo com Paula Cassaro e o Rock dos anos 80 e 90 da Auto Reverse.
Expositores
Além de oferecer um ambiente aconchegante e familiar, reunindo todas as gerações, durante o Festival Gastronômico Sabores do Caparaó, em Muniz Freire, os visitantes puderam conhecer os cafés especiais do município e região que levaram sabor e qualidade, em meio a tantas delícias regionais. Delícias da culinária regional que também encantaram a quem passou pelo evento. Os expositores locais apresentaram ao público pratos típicos que representam o melhor da gastronomia de Muniz Freire.
A tradição das cervejarias artesanais também teve destaque no festival, com a apresentação de rótulos especiais, dentro da produção local e regional, que puderam ser degustados. E os artesãos de Muniz Freire e região também marcaram presença, apresentando seus produtos feitos à mão.
Comentários: