Irupi premiou os melhores cafés do município em Noite de Gala da Cafeicultura
A entrega dos prêmios para os vencedores do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Irupi 2025 aconteceu em cerimônia na noite de quinta-feira (16)
Na última quinta-feira (16), a Prefeitura de Irupi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Incaper e o apoio do Sicredi, premiou os melhores cafés do município. O evento aconteceu no Cerimonial Thomaz, onde foi servido um jantar, depois de entregues os prêmios para os vencedores do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Irupi 2025, nas categorias Despolpado/Cereja Descascado e Natural.
O concurso teve, como objetivo, valorizar o trabalho dos produtores rurais e incentivar a produção de cafés de alta qualidade no município, fortalecendo ainda mais a tradição e o potencial da cafeicultura irupiense. Durante a primeira etapa, 200 amostras inscritas foram submetidas a uma rigorosa avaliação física e sensorial, conduzida pelos profissionais do Incaper. Foram analisados aspectos como sabor, aroma, fragrância e equilíbrio, o que determinou a pontuação final e a classificação dos melhores cafés.
A abertura da cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes dos segmentos ligados à agricultura. Estavam presentes o prefeito de Irupi, Paulino Lourenço, o vice-prefeito Abercílio Machado, o secretário municipal de Agricultura, Guilherme Barbosa, e a gerente da Agência Sicredi de Irupi, Luciana Lima, além de vereadores do município, representantes do Incaper e de parlamentares ligados à cafeicultura.
Empenho
O prefeito Paulino Lourenço parabenizou a todos os produtores que participaram do concurso e que têm colaborado para destacar o nome de Irupi na cafeicultura. "Isso é fruto do trabalho e empenho de nossos produtores, além de mostrar a qualidade do nosso café que é motivo de orgulho para todos nós", disse.
Já a gerente do Sicredi em Irupi, Luciana Lima, destacou que a cooperativa sempre busca incentivar iniciativas que impulsionam o trabalho no campo e a economia local, ressaltando o protagonismo de Irupi no cenário de cafés de qualidade e o potencial dos produtores da região. "E a equipe da agência Sicredi de Irupi segue à disposição dos produtores e empreendedores, para construir novas oportunidades e fortalecer a agricultura, o turismo e o desenvolvimento de Irupi", afirmou.
Depois da abertura, foi realizado o painel "Da terra à xícara: a trajetória de um campeão", com o cafeicultor Deneval Miranda Vieira, proprietário do Sítio Cordilheiras, em Iúna, que foi um dos premiados no Coffee of the Year, ficando entre os melhores cafés do Brasil. Ele falou sobre os passos para se produzir um café campeão, mesmo em ano de intempéries climáticas, além de falar sobre desafios, agregação do valor ao produto, envolvimento da família e o que o motivou a apostar nos cafés especiais.
Premiação
Em seguida, foi feito o anúncio dos cafés classificados como os melhores de Irupi deste ano. Confira abaixo os vencedores do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Irupi 2025:
Categoria Despolpado/Descascado
1º - Gilmar de Castro Souza (Nota 85,2)
2º - Gleciane Aparecida de Oliveira Barros (Nota 83,95)
3º - Elizete Aparecida Temoteo (Nota 82,85)
4º - Romildo Cabral Temoteo (Nota 82,6)
5º - Arilton Rodrigues de Oliveira Junior (Nota 82,59)
Categoria Natural
1º - Gleciane Aparecida de Oliveira Barros (Nota 85,45)
2º - Gilmar de Castro Souza (Nota 84,0)
3º - Emilio Pereira de Almeida (Nota 83,75)
4º - João Luiz Temoteo (Nota 82,8)
5º - Renato Oliveira Soares (Nota 82,45)
Comentários: