Iúna celebra a cultura regional com o 2° Encontro de Violeiros do Caparaó

Iúna celebra a cultura regional com o 2° Encontro de Violeiros do Caparaó

O evento, promovido pela Associação do Clube do Cavalo de Iúna (Ascai), aconteceu neste final de semana (24, 25 e 26), no Centro Multiuso do município  

Fotos Erasmo Rocha Gonçalves

Neste final de semana (24, 25 e 26), Iúna celebrou a cultura e tradições do interior da região do Caparaó, com a realização do 2° Encontro de Violeiros do Caparaó. O evento, promovido pela Associação do Clube do Cavalo de Iúna (Ascai), aconteceu no Centro Multiuso, onde o público acompanhou uma programação com três dias de música, tradição e confraternização.

A programação teve início na sexta-feira (24), com o show de Célio Costa – Celinho do Acordeon, marcando também o Encontro da Melhor Idade que abriu o evento, com alegria e dança. Enquanto na noite de sábado (25), o show ficou por conta de Edy Lucas & Cia.

Mas, antes, na manhã de sábado, foi realizado o desfile pelas principais ruas de Iúna que reuniu cavaleiros, amazonas e muladeiros, além do fogão à lenha móvel, onde foi preparado o tradicional Café com grãos especiais e servida broa de melado. Durante o trajeto, o público saboreou um cardápio típico da roça, com carne, torresmo, linguiça e mandioca frita, tudo preparado no Rancho Móvel, puxado por um trator.

Violeiros

O desfile contou com a presença da Rainha do Café de Iúna 2025, Yasmin Tiengo, da Princesa do Café de Iùna 2025, Rayssa Lang, e da Miss Espírito Santo de Cultura Mirim e Embaixadora do Miss Espírito Santo, Isadora Moura. Elas desfilaram sobre um carro conduzido por uma junta de bois, acompanhadas pela cavalgada. 

O domingo (26) foi reservado para a parte que dá nome ao evento: o encontro de violeiros que reuniu artistas locais e regionais que tocaram muita música raiz, na viola caipira. A condução ficou por conta do locutor Edmar Henrique da Costa – Acanhado – que apresentou os violeiros e o sorteio de brindes ao público presente, incluindo o sorteio de uma viola do Marquês Violões (SP) que tinha um representante presente.

Solidariedade

Durante todos os dias, o evento contou com uma Praça de Alimentação, com barracas que tiveram renda revertida para o Lar dos Velhinhos do Caparaó e a Associação "Faça o bem sem olhar a quem", o que reforçou o caráter social e comunitário da iniciativa. 

O encontro teve, à frente da organização, Nelson Silva Brasil, Derli Junior (Tunão) e Arli Vial da Costa. Além de contar com o apoio cultural da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Cresol, Jornal A Notícia, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Iúna (Aciiu) e outros parceiros.  

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/