Iúna encerra o dia de Corpus Christi com a procissão de centenas de fiéis e devotos
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida
A comunidade Católica de Iúna celebrou a festa de Corpus Christi na última quinta-feira (08) que contou com uma missa às 7h e outra às 16h, seguida da procissão com centenas de fiéis.
O Corpus Christi tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa.
Tradicionalmente, voluntários confeccionam tapetes com temas cristãos nas ruas de várias cidades do país. Em Iúna, antes do início dos trabalhos, na noite do dia 07, aconteceu uma oração na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, guiada pelo Padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé. Em seguida, as dezenas de pessoas deram início à confecção dos tapetes, com o total de 15 temas.
No dia seguinte (08), dia de Corpus Christi, aconteceu uma missa às 7h e outra às 16h, seguida da Procissão Eucarística com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes guiada pelo Padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé e uma multidão de fiéis.
A Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública fez a limpeza da Avenida Presidente Getúlio Vargas no dia 06 para a confecção dos tapetes e a limpeza do dia 08, após a procissão, contou com uma equipe de vários profissionais, tratores e caminhões pipa para recolher os materiais que foram utilizados pelos voluntários.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Corpus Cristhi é celebrado com grande tapete nas ruas de Iúna
A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Iúna segue firme neste cuidado e neste carinho pela confecção dos tapetes. Na noite da confecção dos tapetes, os fiéis se reuniram na Igreja Matriz para uma benção e darem início aos trabalhos.
O Padre Walter Luis ressaltou a importância de confeccionar os tapetes "Vale a pena ressaltar que todos estes desenhos tiveram a participação na elaboração, em 2018 pela última vez, de nossa querida e saudosa Marlysse Rocha, pessoa querida por todos além de uma excelente profissional e totalmente dedicada às obras de Deus, executados em 2023 com ajuda de tantas mãos. Para ela, fica nossa homenagem. Também pudemos contar com a ajuda da Prefeitura Municipal, transportando o material, e nos dando seu apoio.".
As comunidades da Paróquia, Escolas, e cerca de 600 voluntários foram para as ruas que com amor e carinho trabalharam para que tudo saísse o mais perfeito possível para a celebração. Contaram também com 09 tapetes e 08 passadeiras que preencheram toda a avenida Presidente Vargas (cerca de 400 mt de percurso). Todos dos 17 desenhos colocados na avenida, trazia para todo povo Jesus Eucarístico, em cada quadro havia uma discrição para que todos pudessem conhecer um pouco a Eucaristia.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois tem o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.
Para 2024, esperamos em Deus vivenciarmos esta linda Festa e demonstrar o verdadeiro AMOR DE DEUS a tantos que ainda não o conhece através do SACRAMENTO DA SAGRADA EUCARISTIA.
Comentários: