Municípios da região em alerta por causa das chuvas desta quarta (21)

Municípios da região em alerta por causa das chuvas desta quarta (21)

Iúna, Ibatiba e Muniz Freire estão alertando e orientando a população sobre a prevenção dos riscos trazidos pelo excesso de chuvas  

Foto Marcos Freire
Os municípios de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire estão em alerta por causa das consequências das chuvas que atingem a região nesta quarta-feira (21). Iúna está em estado moderado para movimentação de massa (terra), enquanto a Defesa Civil de Muniz Freire colocou em alerta os moradores da área de risco, principalmente, próximos a encostas e barrancos. Em Ibatiba a chuva provocou problemas em estradas rurais e apenas um alagamento na rua do Museu dos Tropeiros que não durou muito tempo. 

A chuva torrencial que atingiu a região começou desde o final da madrugada e toda manhã desta quarta-feira (21). O volume de água fez o nível do Rio Pardo se elevar, o que resultou em problemas em estradas rurais de Ibatiba e alagamento pontuais. No entanto, a Prefeitura de Ibatiba, resolveu suspender as aulas na Escola Municipal Marlene Rodrigues Ávila que só devem retornar após avaliação da situação das chuvas no município.

Já Iúna está em estado de alerta para o grande nível de chuva que pode chegar a 61 mm até as 10 horas desta quinta-feira (22), conforme informações do Inmet. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a cidade está com risco moderado para movimentação de massa (queda de barreiras) e também queda de árvores, devido o volume excessivo de chuva.

Foto Marcos Freire

Queda de barreira

A Prefeitura pede para que a população permaneça atenta e adote medidas de precaução. Além de evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e buscar abrigo em local seguro, quando necessário.

Na manhã desta quarta, inclusive, a Rodovia Coronel Leôncio Vieira de Resende ficou parcialmente interditada, em um trecho, no bairro Niterói, perto do acesso ao bairro Vila nova, devido à queda de uma barreira e galhos de árvores que acabaram derrubando cabos de alta tensão. Por isso, moradores dos dois bairros ficaram sem energia elétrica até o reparo feito pela equipe da empresa fornecedora de energia. Em seguida, uma equipe da Prefeitura trabalhou na retirada da terra e dos galhos. 

Foto Prefeitura de Iúna

Solo encharcado

No caso de Muniz Freire, a Defesa Civil Municipal está pedindo aos moradores de áreas de risco, principalmente, os próximos de barrancos e encostas, que fiquem alertas. Isso porque o pluviômetro do Cemaden, instalado na sede do município, registrou acúmulo de 55 mm de chuva durante a noite de terça-feira (20) e, nesta manhã de quarta (21), o Inmet publicou Alerta Laranja de chuva, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), para toda a região. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil de Muniz Freire coloca que, com o solo já encharcado e a previsão de mais chuva durante todo o dia, aumenta o risco de deslizamentos e queda de barreiras. E também orienta para que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, por causa do risco de queda de galhos e descargas elétricas e nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E, se possível, é importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, em Ibatiba, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone: (28)99955-7763. No caso de Iúna, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo número (28)99940-5094. E, em Muniz Freire, a Defesa Civil atende pelo telefone (28)99882-9566. O telefone do Corpo de Bombeiros é 193. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/