Municípios do Caparaó vão realizar a Feira dos Cafés Especiais Sustentáveis
Reunião serviu para conversar e iniciar preparos para a realização da 1ª Feira de Cafés Especiais Sustentáveis da Região do Caparaó que será em Irupi
Os municípios do Caparaó Capixaba estão conversando e se preparando para realizar a 1ª Feira de Cafés Especiais Sustentáveis da Região do Caparaó. A informação é do Consórcio Caparaó que já realizou uma reunião de alinhamento para a organização do evento, com a participação de representantes dos municípios que compõem a região.
De acordo com informações do Consórcio, o evento será um marco de valorização da produção cafeeira de excelência no território. A feira será anual e itinerante, com a primeira edição marcada para acontecer em Irupi. Nas edições seguintes, a feira percorrerá os demais municípios consorciados, com o objetivo de fortalecer a integração regional.
De acordo com o que ficou acordado, cada um dos 14 municípios participantes levará cinco concorrentes. Eles irão apresentar seus cafés, dentro de um ambiente onde a principal finalidade será troca de experiências, inovação e valorização da agricultura sustentável.
O evento terá, ainda, uma premiação especial e a entrega de um Selo de Melhor Café da Região do Caparaó, para certificar a qualidade e a sustentabilidade dos produtos apresentados. Dessa forma, será mais do que um concurso, se tornando um espaço de reconhecimento, incentivo à produção responsável e projeção do café do Caparaó em nível estadual, nacional e internacional.
Gestão de Resíduos
E na busca de soluções sustentáveis, também, para a questão da gestão de resíduos nos municípios da região, o Consórcio Caparaó, em parceria com a Aderes e o Sebrae/ES, realizou um evento que abordou o assunto no último dia 14. Uma oportunidade para a troca de conhecimentos e fortalecimento de parcerias.
Na reunião, foram discutidas oportunidades para os municípios do Caparaó Capixaba, no setor de gestão de resíduos, contando com a participação de diferentes associações de catadores. Também estavam presentes o prefeito de Bom Jesus do Norte, Toninho Gualhano, prefeito de Irupi, Paulino Lourenço, e de Divino de São Lourenço, Dudu Queiroz. Além do presidente do Consórcio Caparaó e prefeito de Muniz Freire, Dito Silva.
Dito Silva assinou o Termo de Colaboração com a Aderes e o Sebrae que vai garantir o apoio necessário ao setor de licenciamento ambiental, do Consórcio. Objetivo é colaborar com a otimização do trabalho dos catadores.
Comentários: