Nova diretoria do STR de Muniz Freire toma posse e reafirma compromisso com as lutas do campo
A cerimônia de posse simbolizou também o início de um novo ciclo de fortalecimento das ações do STR
A posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Muniz Freire aconteceu na quarta-feira (03/12). O ato, realizado na sede da entidade, reforçou o compromisso histórico do sindicato com a defesa dos direitos dos agricultores e com a construção de políticas públicas que garantam dignidade e desenvolvimento ao homem e à mulher do campo.
A cerimônia de posse simbolizou não apenas uma troca de gestão, mas o início de um novo ciclo de fortalecimento das ações do STR. Os novos diretores assumem com a missão de atuar de forma permanente nas principais pautas que impactam a vida rural — educação, saúde, segurança, cultura, lazer e acesso a programas governamentais.
"Temos muito a avançar, e estaremos sempre ao lado do trabalhador rural", afirmou o presidente Gildo Mares, destacando a responsabilidade e o comprometimento da nova equipe.
Com a atuação de diálogo, proximidade e presença ativa nas comunidades, a diretoria assegura que o sindicato continuará ouvindo demandas, orientando agricultores e garantindo que nenhum direito seja perdido, enquanto trabalha por novas conquistas.
"Nossos esforços são diários, com muito trabalho, respeito e entrega", reforçou a diretora Maria José Valani.
Estiveram presentes os parceiros: Renato Lopes Bueno, secretário de agricultura; Diogernes Ribeiro, assessor extraordinário de comunicação representando o prefeito Gesi Antônio da Silva Junior. Eraldo José Sobreira Bravo, secretário de meio ambiente; Willian diretor da educação municipal e representando o Sicredi, Maxuel Ferreira. Associação Feliz Lembranças, de Alegre, representada pelo presidente Paulo Júnior e os associados Fábio e Nilton.
POSSE ACOMPANHADA DE CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO
Após a cerimônia agricultores familiares, diretores e colaboradores participaram de uma capacitação promovida pela FETAES sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A capacitação foi coordenada pelo presidente da FETAES, Clébio Brambat e apresentada pelo técnico João Paulo da Silva, da ATR Consultoria Agrícola.
O encontro fortaleceu o conhecimento técnico dos participantes e alinhou diretrizes para ampliar o acesso a políticas públicas essenciais. "O trabalho é constante para fortalecer ainda mais a agricultura familiar de Muniz Freire e garantir oportunidades para nosso povo do campo", ressaltou a diretora Maria José Valani.
SOBRE O PNCF
O Programa Nacional de Crédito Fundiário permite que trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra financiem a compra de um imóvel rural. Os recursos podem contemplar:
Construção ou melhoria da moradia; Infraestrutura produtiva; Investimentos na produção; Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por até cinco anos.
A iniciativa representa uma oportunidade real de gerar renda, autonomia e desenvolvimento no campo.
Podem acessar o PNCF:
Agricultores familiares; Trabalhadores rurais; Jovens rurais; Pessoas com experiência comprovada na atividade agrícola.
O STR oferece orientação completa, elaboração de projetos e apoio na documentação necessária para acessar o programa.
Comentários: