Potra de Ibatiba é campeã em competição nacional da raça Mangalarga Marchador

Potra de Ibatiba é campeã em competição nacional da raça Mangalarga Marchador

A potra Beija Flor Mury do Bonomo conquistou três prêmios, na 42ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador realizada em Belo Horizonte (MG)  

Fotos Arquivo Pessoal

Uma potra criada em um haras de Ibatiba, na região do Caparaó Capixaba, conquistou três prêmios, na 42ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador realizada em Belo Horizonte (MG). O evento aconteceu no último dia 1º, no Parque de Exposições da Gameleira, e a potra Beija Flor Mury do Bonomo foi campeã da categoria Jovem da Raça e premiada como Reservada de Marcha e Grande da Raça.

A potra nasceu no Haras Bonomo, de propriedade do criador Arthur Bonomo de Faria, que fica localizado em Ibatiba. Ele se classifica como um pequeno criador que começou com cavalos da raça Mangalarga Marchador há, aproximadamente, oito anos, sem pensar em competição. "No início, era mais para ter animais bons e bonitos, para fazer cavalgadas, mas quando comprei as primeiras éguas e vi os nascimentos, apaixonei por criar e não parei mais", conta. "Mas sempre criando de cinco a dez animais por ano, coisa pequena", completa. 

Arthur Bonomo revela que sempre teve o sonho de criar poucos animais, mas com qualidade. E entre essas crias, surgiu a potra Beija Flor Mury do Bonomo que, segundo ele, sempre mostrou essa qualidade. "Desde novinha, nós tínhamos em mente que ela seria boa no puxado, pois era muito boa de média (marcha e morfologia)", destaca. "Então, levei ela para um centro de treinamento, para dar início ao puxado", acrescenta.

Campeã

No centro de treinamento, a potra apresentou potencial, com 30 dias, sendo levada para o Haras Beija Flor, no Rio de Janeiro, com o qual Arthur fechou uma parceria, junto com um amigo que presta assessoria em seu haras. E foi inscrita, pela primeira vez, em um competição estadual, no Rio. "Ela foi campeã de marcha, campeã de categoria, campeã das campeãs e grande da raça, tendo nota 1 (a maior de todas) em tudo", ressalta Arthur Bonomo. 

Após esse feito na competição estadual, a potra Beija Flor Mury de Bonomo foi preparada para a competição nacional da raça, em Belo Horizonte, de onde saiu triplamente premiada. Para felicidade de Arthur que esteve em Belo Horizonte acompanhado de sua esposa, Gabrielly Zocoloto Zavarize Bonomo, e de seu filho Conrado Zocoloto Bonomo.

Com as premiações, Arthur Bonomo afirma que os planos para o futuro, em seu haras, vão continuar os mesmos. A ideia, segundo ele, é realizar um trabalho sério, "sem colocar ninguém para trás" e com um criatório pequeno, mas sempre elevando a qualidade. "Vamos buscar elevar a qualidade, usando cavalos de ponta da raça e apurando as melhores doadoras, pois, usando genética de marcha, uma hora vem o extraordinário", conclui. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 09 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado