Prefeitura de Iúna e forças de segurança buscam soluções para a criminalidade no município

Prefeitura de Iúna e forças de segurança buscam soluções para a criminalidade no município

Administração Municipal e polícias Militar e Civil se reuniram na Secretaria de Segurança Pública para buscar medidas para melhoria da segurança em Iúna 
Por Jacyara Marques

Na manhã de quarta-feira (7), autoridades da Prefeitura de Iúna, da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram em reunião com o Subsecretário de Segurança do Estado do Espírito Santo (SESP), Coronel Marcio Celante Weolffel, na capital do estado, para discutir ações que ajudem o trabalho da polícia, bem como medidas que previnam a ação de criminosos.

Dentre os assuntos de necessidade do município está a implantação de câmeras de vigilância; aumento do efetivo policial; implantação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal); além do funcionamento 24 horas da Delegacia de Teleflagrante em Ibatiba, para não haver necessidade de deslocamento até Venda Nova do Imigrante.

Na ocasião o Subsecretário Celante ainda elogiou o trabalho da Polícia Militar do 14° Batalhão, e informou que há operações previstas para toda a área da Unidade, incluindo a Operação Carnaval e a Operação Safra.

Além do Subsecretário, estiveram presentes na reunião o Comandante do 14° Batalhão TC Jomilson dos Santos Ivo, Delegado da Polícia Civil do município de Iúna Dr. Bruno Alves Rodrigues, o Comandante do 5° CPOR da Polícia Militar Coronel Flavio Santiago, Superintendente da Polícia Civil da Região Sul Paulo Rogério Souza da Silva, o Deputado Estadual Dary Pagung, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Iúna Breno Oliveira, o Prefeito Municipal Romário Batista Vieira, o Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura e Limpeza Urbana e Coordenador da Defesa Civil Manoel Gomes, além da equipe da SESP.

Segundo o Comandante do 14° BPMES, sediado em Ibatiba, Tenente Coronel Jomilson dos Santos Ivo, estes encontros e reuniões são de extrema importância, pois demonstram a preocupação dos gestores públicos pela segurança dos cidadãos de Iúna. "Está de parabéns o Prefeito Romário por ser o grande responsável por provocar estas reuniões, para que possamos todos juntos e unidos, prefeitura, operadoras de segurança pública e SESP, usarmos o que estiver ao nosso alcance para que a sensação de segurança esteja presente no dia a dia dos iunenses. Assim, toda a sociedade sai ganhando, pois a tranquilidade, a paz e a sensação de segurança se fará presente no dia a dia, pois o bom convívio social será o objetivo de todos", afirmou o Tenente Coronel Jomilson.

De acordo com o Delegado Bruno Alves Rodrigues, a Polícia Civil vai intensificar as operações e tem trabalhado em parceria com a Polícia Militar. "Consideramos muito importante o município se envolver com a segurança pública. É importante que busquemos implementar o funcionamento do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), bem como que a sociedade esteja consciente e disposta a participar dos problemas de segurança pública de Iúna, já que impacta diretamente na vida de todos, adotando cautelas preventivas, tendo cuidado com seus bens e/ou instalando mecanismos de segurança, tudo para que haja prevenção. As ações de parceria da Polícia Civil com a Polícia Militar vão continuar e vamos intensificar as operações para que possamos romper esse ciclo de crimes contra o patrimônio no município", destaca o delegado. 

Na última sexta-feira (02) a Prefeitura de Iúna se reuniu com autoridades da Segurança Pública do município para discutirem medidas que vão priorizar a prevenção de furtos e assaltos na cidade, além de outros tipos de crimes.

Durante a reunião, foram traçadas estratégias de segurança que visam garantir mais tranquilidade à população e inibir as ações criminosas. Entre estas, está à instalação de câmeras de segurança, para monitoramento das ruas da cidade.

O serviço, segundo informações da Prefeitura, já está em processo de contratação, com previsão de ser implantado ainda no primeiro semestre deste ano. O monitoramento terá sistema de identificação por reconhecimento facial e de veículos roubados, além de servir para o monitoramento do nível do rio, o que pode ajudar em ações no caso de possíveis enchentes.

Estavam na reunião o Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Jomilson dos Santos Ivo, o Aspirante a Oficial e Subcomandante da 2ª Cia do 14° BPM em Iúna, Cassiano Alberto Fernandes Silva; o Delegado de Polícia Civil, Bruno Alves Rodrigues; o Promotor de Justiça Antônio Carlos Gomes da Silva Júnior; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Iúna (Aciiu), Eduardo Cezar; o chefe do Gabinete, Breno Oliveira e outros representantes da Prefeitura. 

 Onda de crimes na cidade preocupou moradores

Os registros na Polícia Militar em Iúna foram mais frequentes entre os dias 26 e 29 de janeiro e durante os dias de ação dos criminosos, a Polícia Militar conseguiu recuperar diversos veículos entre carros e motos, e descobriram ainda um local que servia de desmanche dos veículos roubados.

Em menos de uma semana a Polícia Militar acabou com um desmanche clandestino e recuperou oito veículos, além de outros produtos de furto. Dentre os crimes ocorridos, houve perseguição que gerou apreensão de moto adulterada; loja de celulares furtada; motos recuperadas; apreensão de substâncias ilícitas além de outros produtos de roubo; residência invadida e carros roubados.

Os militares ainda descobriram um desmanche clandestino no bairro Vila Nova e recuperou veículos furtados. Na ação, quatro suspeitos foram conduzidos em flagrante.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado