Iúna será sede do Campeonato Capixaba de Wushu Sanda neste fim de semana
A competição vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Prefeito Romeu Rios, neste sábado (2) e domingo (3)
Iúna vai sediar, neste final de semana (2 e 3), o Campeonato Capixaba de Wushu Sanda. A competição de arte marcial vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Prefeito Romeu Rios e os amantes da modalidade terão a oportunidade de assistir a combates e apresentações. A organização é da Federação Brasileira de Wushu Sanda e da Delegacia de Wushu Sanda do Estado do Espírito Santo, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
A programação será aberta no sábado (2), às 18 horas, com as disputas na busca do Cinturão Interestadual, com transmissão ao vivo. Já no domingo (3), a partir das 10 horas, serão realizadas competições de Sanda e Shuai Jiao, além de apresentações de Taolu.
Sanda, anteriormente Sanshou, é o esporte oficial chinês de combate de contato total, o kickboxing . Na língua chinesa, "Sanda", originalmente, se referia a técnicas de treinamento e combate independentes e separadas, em contraste com o "Taolu" (formas ou rotinas pré-estabelecidas). Desenvolvido pelos militares chineses, combina boxe e kickboxing de contato total, que inclui socos e chutes de curta distância, rápidos e sucessivos, com a luta livre, quedas, arremessos, varreduras, pegadas de chute e, em algumas competições, até mesmo, cotoveladas e joelhadas.
Wushu
Como parte do desenvolvimento do wushu esportivo, pelo governo chinês, um currículo padrão foi desenvolvido para o Sanda. É em relação a esse currículo padrão que o termo Wushu Sanda é geralmente aplicado. Sanda também pode envolver técnicas de qualquer outro estilo de luta, dependendo do modo de instrução do professor.
Shuai Jiao é uma antiga arte marcial, com origem na China há mais de quatro mil anos, criada por Jakus-Shu, derivada da luta corpo-a-corpo Chiao Ti (ou Jiao Di), que apresenta técnicas de projeções, quedas e imobilizações, seguidas de golpes traumáticos. É um dos sistemas chineses da "arte da guerra" (kung fu ou wushu chinês tradicional). O termo também é empregado na China, representando práticas modernas de wrestling.
Já o Kati, katchi, tchia dsu, jiazi ou taolu é uma simulação solitária de luta, muito praticada nas artes marciais chinesas. Equivale ao kata das artes marciais japonesas e ao pumsae das artes marciais coreanas.
Comentários: