Alegre registrou a maior temperatura do ES e Inmet mantém alerta de onda de calor

Alegre registrou a maior temperatura do ES e Inmet mantém alerta de onda de calor

Os termômetros no município do Caparaó Capixaba marcaram a 3ª maior temperatura do Brasil neste domingo (28), ficando atrás apenas de  de Três Rios – RJ (39,1ºC) – e Caicó – RN (38,8ºC)

Foto Arquivo

O município de Alegre, na região do Caparaó Capixaba, registrou a maior temperatura, no Espírito Santo, neste domingo (28). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade marcou a máxima de 38,5°C, ficando com a terceira maior temperatura registrada no Brasil. O Inmet voltou a emitir dois alertas de calor extremo válidos até esta terça-feira (30).

Esse calor intenso está sendo provocado pela atuação de uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão que mantém o tempo estável e sem previsão de chuvas no Espírito Santo, no período. De acordo com o alerta do Instituto, as temperaturas vão se manter elevadas ao longo dos próximos dias.

Alegre foi a única cidade do Caparaó Capixaba a ter registrado temperatura acima dos 33°C, neste domingo. Contudo, no Espírito Santo, outras cidades também registraram temperaturas elevadas, especialmente nas regiões Sul, Metropolitana e Norte do estado.

Sem trégua

Marilândia marcou 36,1ºC, enquanto Presidente Kennedy registrou 35,8ºC. Depois vêm Vitória (35,3ºC), Vila Velha (35,2ºC), Venda Nova do Imigrante (34,1ºC), Linhares (33,9ºC), Afonso Cláudio (33,8ºC), Vitória – estação do Aeroporto (33ºC), São Mateus (31,7ºC) e Santa Teresa (29,8ºC).

No quadro nacional, Alegre ficou atrás apenas de Três Rios – RJ (39,1ºC) – e Caicó – RN (38,8ºC). Em seguida, ficaram Coronel Pacheco – MG (38,5ºC), Pão de Açúcar – AL (38,5ºC), Cambuci – RJ (38,4ºC), Ibimirim – PE (38,3ºC), Ibotirama – BA (38,2ºC), Morada Nova – CE (38,2ºC) e Salgueiro – PE (38,2ºC).

Diante da previsão de que a onda de calor não vai dar trégua, o Inmet emitiu dois alertas de calor extremo válidos até terça-feira (30). A alerta vermelho, que indica grande perigo, foi acionado para cidades do Caparaó Capixaba e sul do Estado. As temperaturas podem chegar a até 5°C acima da média por mais de cinco dias, com riscos à saúde. A Grande Vitória e regiões Serrana e Noroeste estão sob alerta laranja que aponta perigo para elevação de temperatura entre três e cinco graus.

Cidades em alerta vermelho

Alegre
Alfredo Chaves
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta

Cidades em alerta laranja

Afonso Cláudio
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Aracruz
Baixo Guandu
Brejetuba
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Irupi
Itaguaçu
Itarana
Iúna
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Marechal Floriano
Marilândia
Muniz Freire
Pancas
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha

Vitória 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado