Projeto vai analisar qualidade da água na zona rural de Dores

Projeto vai analisar qualidade da água na zona rural de Dores

 O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Ufes, com o objetivo de conhecer a qualidade da água consumida nas propriedades


Cuidar da qualidade da água que está sendo consumida pela população da zona rural. Esse é o objetivo da Prefeitura de Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, com a implantação de um projeto, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que vai analisar a qualidade da água que é utilizada pela comunidade rural, para consumo próprio e na produção agrícola.
O secretário municipal de Agricultura, Gilmar Trindade, explica que o projeto foi apresentado a produtores rurais, em uma reunião realizada na comunidade do Cerro, na noite desta quarta-feira (6). "Vamos apresentar o projeto e seus objetivos, para sabermos quais produtores querem aderir à iniciativa e, numa outra reunião, faremos a coleta da água que vai ser analisada em laboratório", esclarece.
O encontro reuniu produtores de várias comunidades rurais localizadas no entorno da sede de Dores do Rio Preto. "Vamos conversar com todos sobre o tratamento da água nas propriedades e falar sobre sua análise, para conhecermos a qualidade da água que nossos produtores estão utilizando para consumo humano e também nos produtos agrícolas que são comercializados na cidade", ressalta Gilmar Trindade.
O secretário coloca que a análise a ser feita poderá detectar as substâncias presentes na água, como metais pesados que podem ser prejudiciais à saúde, além de coliformes fecais, entre outras impurezas. "Temos que saber se a água está aceitável para o consumo humano e também para a agroindústria, na produção de alimentos, não só nas hortas e outras culturas, como também em laticínios, como queijo, entre outros", destaca.
Esse trabalho está sendo realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Ufes que fará todo trabalho de laboratório na análise da água. "E esse é um trabalho caro, já que cada análise custa mais de 500 reais, e vamos fazer gratuitamente para os produtores de nosso município", enfatiza o secretário Gilmar Trindade.
Na reunião realizada na comunidade do Cerro, foram distribuídos recipientes e explicado como é feita a coleta da água, para aqueles produtores que aderiram ao projeto. "E vamos marcar outra reunião, no mesmo local e nova data, para recolhermos as amostras de água e, depois, marcar outro dia para entregarmos os resultados", adianta o secretário.

Gilmar Trindade esclarece no caso das águas que apresentarem algum tipo de contaminação, será dada orientação do que fazer para melhorar sua qualidade. "Será explicado como proceder, para que a qualidade da água seja melhorada e não venha trazer qualquer risco para a saúde das pessoas", ressalta. "Logo, esse projeto, também, é um trabalho de prevenção de doenças, o que acaba trazendo economia para a área da saúde, porque é melhor prevenir do que remediar", acrescenta o secretário. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/