Liberada linha de crédito com custo zero para afetados pelas chuvas no ES

Liberada linha de crédito com custo zero para afetados pelas chuvas no ES

O financiamento terá custo zero para os empreendedores dos locais afetados e também foi prorrogado, prazo de financiamentos feitos antes das chuvas  

Foto Governo do ES

Por meio do Nossocredito Emergencial Enchente, o Governo do Estado está liberando uma linha de financiamento especial para as vítimas das fortes chuvas que devastaram municípios da região sul do Espírito Santo. O financiamento terá custo zero para os empreendedores dos locais afetados. Além disso, também foi prorrogado o pagamento, por seis meses, de financiamentos feitos por empreendedores antes de serem atingidos pelas chuvas.

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), em parceria com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), está colocando à disposição desses empreendedores até R$ 21 mil, com 12 meses de carência, para iniciar o pagamento. Além de mais 36 meses para o pagar as parcelas, totalizando 48 meses para quitar o débito.

Conforme ressalta o diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, os empreendedores que foram afetados pelas chuvas vão ter acesso a um crédito sem cobrança de taxa de juros e qualquer tipo de tarifa ou outras despesas com a operação. "No momento, a fase é de elaboração de um projeto de lei que será encaminhado para a aprovação na Assembleia Legislativa", enfatiza. "Isso vai assegurar que o Governo possa oferecer esse crédito com custo zero para o empreendedor, o que vai contribuir para que ele possa reestruturar o negócio que foi destruído ou quase destruído pelas chuvas", explica Gavini.

Prazos prorrogados

Contudo, essa não foi a única medida econômica voltada para os empreendedores e anunciada pelo governador Renato Casagrande. O Governo do Estado também prorrogou o pagamento, pelo prazo de seis meses, dos financiamentos do Nossocredito que foram feitos por empreendedores antes de serem afetados pelas fortes chuvas.

Para ter mais informações, o empreendedor deve procurar as equipes do Programa Nossocredito que estão sendo instaladas nos municípios afetados pelas chuvas. A previsão é de que a linha de financiamento Nossocredito Emergencial Enchentes comece a operar na segunda semana de abril.

Isenção de taxas do Detran/ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) também adotou medidas, para ajudar motoristas e proprietários de veículos atingidos pelas chuvas. O órgão está dando isenção de taxas para a emissão de segunda via de documentos e não vai exigir o laudo de vistoria veicular para os serviços que precisam desse procedimento.

O Detran/ES irá isentar as taxas de serviço de emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV), por 60 dias, nos 13 municípios afetados pelas chuvas intensas e que foram declarados em situação de emergência, pelo Governo do Estado: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. Além de desobrigar a realização de vistoria veicular para os serviços de segunda via de CRV, substituição e conversão de placa.

O Detran/ES também mobilizou a sua equipe para verificar os impactos da chuva nas agências da região e restabelecer o funcionamento o mais breve possível nas unidades que estão temporariamente impossibilitadas de realizar o atendimento ao público. "Nossas equipes nos locais já começaram a verificar os danos e a providenciar a limpeza das agências ainda no fim de semana. O objetivo é retornar os atendimentos o mais breve possível nas unidades afetadas, porque entendemos a necessidade dos cidadãos que perderam documentos e até veículos", ressalta o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Agências afetadas

Em Mimoso do Sul, a Ciretran foi invadida pelas águas que chegaram até o segundo pavimento. O local ficou totalmente destruído e não há previsão de retorno do atendimento. O ônibus do "Detran Itinerante" foi deslocado para o município. Enquanto a Ciretran de Alegre foi atingida pela enchente, mas os servidores já limparam e organizaram o local, que está funcionando normalmente.

No Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Bom Jesus do Norte, onde também entrou água, a situação já foi normalizada e o atendimento retornou na terça-feira (26). Enquanto a agência de Muniz Freire retornou o atendimento na quarta-feira (27) e o PAV de Apiacá volta a funcionar nesta quinta-feira (28). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado