Munição militar é detonada pelo esquadrão antibombas da PM em Alegre

Munição militar é detonada pelo esquadrão antibombas da PM em Alegre

Foi realizado um cálculo aproximado que identificou 1,5 quilo de material explosivo para as características do artefato, que poderia chegar a 150 metros o alcance dos destroços 

Na manhã desta quinta-feira (19), o esquadrão antibombas do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar do Espírito Santo, prosseguiu até a sede do 3º Batalhão em Alegre onde detonou uma munição militar de 75mm encontrada no distrito de Rive.

O artigo militar foi encontrado por um morador de Rive, interior de Alegre, nesta quarta-feira (18) à noite durante uma pescaria. Um militar de folga ao tomar conhecimento do fato, consciente do perigo de explosão, imediatamente acionou as equipes de Força tática.

O esquadrão antibombas do Batalhão de Missões Especiais - EAB/BME foi acionado, prosseguindo na manhã desta quinta-feira (19) para análise de situação e protocolos de detonação. O explosivo, uma munição antiga de artilharia com 75mm usado pelas Forças Armadas, foi colocado em ambiente isolado com total controle por parte dos agentes, visto o perigo eminente.

Para conter parte do deslocamento de ar na explosão, os técnicos escavaram o solo e colocaram a munição sob outra carga de explosivos, neutralizando o artefato. A detonação foi realizada na área do estande de tiros do 3º BPM, local adequado para uma explosão controlada e segura do artefato.

Segundo o Cb Thiago, técnico explosivista que participou da ação, foi realizado um cálculo aproximado que identificou 1,5 quilo de material explosivo para as características do artefato, que poderia chegar a 150 metros o alcance dos destroços. "O artefato militar tinha um grande poder destrutivo", acrescentou o Cb Thiago.

O comandante do 3º Batalhão, Tenente-Coronel Flávio Pereira Santiago, alerta a população sobre o perigo em manusear qualquer artefato militar ou material explosivo caseiro. Em caso de localização, o cidadão deve acionar imediatamente as forças de segurança, que farão a 1ª intervenção do local e acionarão o esquadrão antibombas do Batalhão de Missões Especiais (BME), destacou o comandante.


Fonte: PMES

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/