Ações referente ao “Agosto Lilás” mobilizam a população de Divino de São Lourenço
O evento tratou da luta pelo fim da violência contra a mulher
Um grande evento de conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, referente ao mês "Agosto Lilás", foi realizado na manhã desta terça-feira (19) na cidade de Divino de São Lourenço. Autoridades municipais e forças de segurança do estado participaram.
As equipes da Secretaria de Assistência Social, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselho Tutelar, além de autoridades da Polícia Civil e Polícia Militar do Espírito Santo, conscientizaram os divinenses através de passeata, panfletagem, palestra e orientações em todos os comércios, residências e escolas da cidade.
O prefeito municipal, Dudu Queiroz, disse estar disposto à proteção íntegra das mulheres e citou que, na atual administração, há muitas mulheres que ajudam a desenvolver o município. "Temos muitas parceiras de trabalho nos ajudando a administrar o município. Nada mais justo do que trazer essa segurança, conforto, confiança e certeza de que lutamos por essa causa. Vocês (mulheres) defendem o município e nós lutamos contra qualquer risco à integridade de vocês".
A secretária de Assistência Social, Diana de Moura Queiroz, agradeceu toda a equipe administrativa e aos policiais civis e militares presentes.
O Delegado de Polícia Civil, Dr. Daniel, agradeceu a recepção e falou a respeito do projeto da Polícia Civil para proteger as mulheres. "É com alegria que viemos aqui hoje falar dessa causa tão importante. O projeto 'Operação Shamar' é de nível nacional e é um projeto periódico para fortalecer o combate à violência contra a mulher. Disponibilizamos um ônibus, todo equipado, onde conseguimos fazer um atendimento completo e particular, caso a mulher vítima prefira e se sinta mais segura. Além do ônibus, nossos policiais fazem um trabalho de panfletagem nas ruas e nas escolas, orientam e tiram dúvidas da população".
Já a Major da Polícia Militar, Jaqueline Pandolfo, explicou a necessidade da união de órgãos municipais para que a mulher vítima se sinta acolhida e encorajada a denunciar. "As ações estão intensificadas nesse mês 'Agosto Lilás', mas durante o ano elas vem ocorrendo de forma sistematizada. A violência doméstica não é só um problema da mulher, mas de toda a sociedade. Temos que unir esforços para enfrentar esse tipo de violência, com apoio do administrativo, judiciário, executivo, saúde, educação, entre outras, para que a mulher se encoraje a denunciar algum tipo de violência e receber todo o apoio que ela precisa".
O Major da Polícia Militar, Marcos, agradeceu e parabenizou o município pelo excelente trabalho realizado em apoio a causa. "Dessas operações que nós temos participado em diversos municípios pelo estado, parabenizo Divino de São Lourenço pelo engajamento. Embora seja o menor município do ES, notei que é o que mais se preparou e acolheu a causa. Parabéns a cidade!".
"Agosto Lilás" é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
A mulher, vítima de violência doméstica, pode ligar para a Central de Atendimento a Mulher no telefone 180, ou procurar os órgãos responsáveis administrativos municipais.
Comentários: