Secretário de Estado do Turismo realiza visitas técnicas no Caparaó Capixaba
Victor Coelho está visitando municípios da região com os objetivos de identificar e fomentar oportunidades de destinos turísticos
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, vem realizando visitas técnicas a municípios da região do Caparaó Capixaba esta semana. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a ação tem como objetivos identificar e fomentar oportunidades de destinos turísticos, além de compartilhar experiências entre o Governo do Estado e os municípios da região, visando o fortalecimento do turismo local.
Em todas as visitas, o secretário foi acompanhado por representantes do Consórcio Caparaó, como a diretora executiva, Bruna Loura, e, também, do Sebrae/ES. E as visitas começaram pelos municípios de Ibatiba e Ibitirama, onde ele conheceu pontos turísticos e projetos que vêm sendo desenvolvidos.
Em Ibatiba, por exemplo, entre outros locais e empreendimentos, como pousadas, o Museu do Tropeiro e o Monumento ao Tropeiro, acompanhado por membros da Prefeitura, ele esteve na Escola Municipal Eliane Marlene Coutinho, onde conheceu o projeto Rota QRural. O projeto foi desenvolvido por professoras da unidade, junto com os alunos, e apresenta um mapa com estabelecimentos rurais identificados por QRCode. A iniciativa foi elogiada e destacada como exemplo pelo secretário.
Parcerias
Já em Ibitirama, onde se encontrou com o prefeito Reginaldo Simão e outros membros da administração municipal, o secretário percorreu atrativos naturais e culturais, onde ressaltou o potencial turístico local. A visita também serviu para alinhar parcerias e discutir investimentos, visando impulsionar o turismo sustentável, gerar renda e promover Ibitirama como um destino de referência no Espírito Santo.
A segunda visita aconteceu na terça-feira (12), quando Victor Coelho esteve em Irupi e Iúna. Em Irupi, ele foi recebido pelo prefeito Paulino Lourenço, o vice-prefeito Abercílio Machado, e o secretário Municipal de Turismo, Weuller de Souza Gonçalves, entre outros. Na ocasião, o secretário conheceu de perto as riquezas turísticas do município, como a Cachoeira do Chiador, esteve na praça principal da cidade e na sede da Prefeitura, onde foram alinhadas parcerias para o desenvolvimento do turismo local.
Já durante a visita ao município de Iúna, o secretário de Turismo se reuniu na Casa de Cultura, com o prefeito Romário Viera e o secretário municipal da pasta, Rogério Cesar, além de membros do Instituto Maria da Mata e do Conselho do Santuário da Água Santa. Victor Coelho, inclusive, visitou o Santuário, um dos principais pontos de turismo religioso da região do Caparaó. Também foram discutidas estratégias, visando melhorias de infraestrutura e outros investimentos, para fortalecer o turismo em Iúna.
Empreendimentos
E um terceiro dia de visitas, o secretário Victor Coelho esteve nos municípios de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto. A rota, nos dois municípios, envolveu cafeterias locais e pontos turísticos com belezas naturais do Caparaó, como trilhas e cachoeiras.
Além de passarem por Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, um dos locais mais procurados por turistas, na região do Caparaó Capixaba, o secretário e comitiva esteve na propriedade e pousada da ex-secretária executiva do Consórcio Caparaó, Dalva Ringuier. A região é uma das que mais concentra empreendimentos turísticos no Caparaó, com dezenas de pousadas e restaurantes, entre outras iniciativas.
Em Dores do Rio Preto, o secretário também esteve com o prefeito Thiaguinho e a secretária municipal de Turismo e Cultura, Denise Bomfim. No município, ele visitou cafeterias, esteve na Portaria Capixaba e no Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, outra região com diversos empreendimentos turísticos. Victor Coelho também conheceu o Memorial Wlademiro de Azevedo Carvalho, entre outros locais.
Especial
Falando sobre a região, Victor Coelho ressalta que o Caparaó Capixaba "é um lugar maravilhoso para qualquer época do ano, mas no inverno, fica ainda mais especial". "O local é ideal para quem gosta de ecoturismo, turismo de aventura e do agroturismo, mas temos, também, opções com diversas cachoeiras e uma gastronomia diversificada que encantam a todos", destaca. "Com certeza, quem passa pela região do Caparaó não esquece desse lugar", conclui o secretário de Estado do Turismo.
A Região Turística do Caparaó Capixaba é composta pelos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado. A região está localizada na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais e é conhecida por sua rica natureza, incluindo o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil.
Comentários: