Secretário de Estado do Turismo realiza visitas técnicas no Caparaó Capixaba

Secretário de Estado do Turismo realiza visitas técnicas no Caparaó Capixaba

Victor Coelho está visitando municípios da região com os objetivos de identificar e fomentar oportunidades de destinos turísticos

Fotos Consórcio Caparaó

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, vem realizando visitas técnicas a municípios da região do Caparaó Capixaba esta semana. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a ação tem como objetivos identificar e fomentar oportunidades de destinos turísticos, além de compartilhar experiências entre o Governo do Estado e os municípios da região, visando o fortalecimento do turismo local.

Em todas as visitas, o secretário foi acompanhado por representantes do Consórcio Caparaó, como a diretora executiva, Bruna Loura, e, também, do Sebrae/ES. E as visitas começaram pelos municípios de Ibatiba e Ibitirama, onde ele conheceu pontos turísticos e projetos que vêm sendo desenvolvidos. 

Em Ibatiba, por exemplo, entre outros locais e empreendimentos, como pousadas, o Museu do Tropeiro e o Monumento ao Tropeiro, acompanhado por membros da Prefeitura, ele esteve na Escola Municipal Eliane Marlene Coutinho, onde conheceu o projeto Rota QRural. O projeto foi desenvolvido por professoras da unidade, junto com os alunos, e apresenta um mapa com estabelecimentos rurais identificados por QRCode. A iniciativa foi elogiada e destacada como exemplo pelo secretário.  

Parcerias

Já em Ibitirama, onde se encontrou com o prefeito Reginaldo Simão e outros membros da administração municipal, o secretário percorreu atrativos naturais e culturais, onde ressaltou o potencial turístico local. A visita também serviu para alinhar parcerias e discutir investimentos, visando impulsionar o turismo sustentável, gerar renda e promover Ibitirama como um destino de referência no Espírito Santo. 

A segunda visita aconteceu na terça-feira (12), quando Victor Coelho esteve em Irupi e Iúna. Em Irupi, ele foi recebido pelo prefeito Paulino Lourenço, o vice-prefeito Abercílio Machado, e o secretário Municipal de Turismo, Weuller de Souza Gonçalves, entre outros. Na ocasião, o secretário conheceu de perto as riquezas turísticas do município, como a Cachoeira do Chiador, esteve na praça principal da cidade e na sede da Prefeitura, onde foram alinhadas parcerias para o desenvolvimento do turismo local.  

Já durante a visita ao município de Iúna, o secretário de Turismo se reuniu na Casa de Cultura, com o prefeito Romário Viera e o secretário municipal da pasta, Rogério Cesar, além de membros do Instituto Maria da Mata e do Conselho do Santuário da Água Santa. Victor Coelho, inclusive, visitou o Santuário, um dos principais pontos de turismo religioso da região do Caparaó. Também foram discutidas estratégias, visando melhorias de infraestrutura e outros investimentos, para fortalecer o turismo em Iúna.  

Empreendimentos

E um terceiro dia de visitas, o secretário Victor Coelho esteve nos municípios de Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto. A rota, nos dois municípios, envolveu cafeterias locais e pontos turísticos com belezas naturais do Caparaó, como trilhas e cachoeiras.

Além de passarem por Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, um dos locais mais procurados por turistas, na região do Caparaó Capixaba, o secretário e comitiva esteve na propriedade e pousada da ex-secretária executiva do Consórcio Caparaó, Dalva Ringuier. A região é uma das que mais concentra empreendimentos turísticos no Caparaó, com dezenas de pousadas e restaurantes, entre outras iniciativas. 

Em Dores do Rio Preto, o secretário também esteve com o prefeito Thiaguinho e a secretária municipal de Turismo e Cultura, Denise Bomfim. No município, ele visitou cafeterias, esteve na Portaria Capixaba e no Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, outra região com diversos empreendimentos turísticos. Victor Coelho também conheceu o Memorial Wlademiro de Azevedo Carvalho, entre outros locais.  

Especial

Falando sobre a região, Victor Coelho ressalta que o Caparaó Capixaba "é um lugar maravilhoso para qualquer época do ano, mas no inverno, fica ainda mais especial". "O local é ideal para quem gosta de ecoturismo, turismo de aventura e do agroturismo, mas temos, também, opções com diversas cachoeiras e uma gastronomia diversificada que encantam a todos", destaca. "Com certeza, quem passa pela região do Caparaó não esquece desse lugar", conclui o secretário de Estado do Turismo.

A Região Turística do Caparaó Capixaba é composta pelos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado. A região está localizada na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais e é conhecida por sua rica natureza, incluindo o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 15 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado