Dois iunenses recebem homenagens na Itália
O destaque foi o trabalho de fortalecimento dos laços de amizade entre as cidades co-irmãs, Iúna e Castelluccio Superiore, durante as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Iúna
Os dois iunenses Roberto Carlos Scardino Justo Marcondi - Presidente Emérito do Circolo Italiano di Iúna, e José Salotto Sobrinho, Presidente da Academia Iunense de Letras, foram homenageados pela Prefeitura de Castelluccio Superiore, na Itália, na manhã de sexta-feira 13 de setembro.
Eles receberam placa alusiva ao trabalho feito pelas duas instituições iunenses na busca pelo fortalecimento dos laços de amizade entre as cidades co-irmãs, Iúna e Castelluccio Superiore, durante as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Iúna. Na oportunidade recebeu homenagem também o Desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, descendente das famílias Lofêgo/Vivacqua, ambas castelucenses, também imigradas para Iúna.
O Gemmellagio é um acordo de cidade co-irmãs, firmado em 22 de setembro de 2007, pelos municípios de Iúna e Castelluccio Superiore, na Itália. A solenidade foi um momento de muita emoção ao ser mencionado o nome de vários castelucenses que deixaram as terras italianas imigrando para a Vila do Rio Pardo, hoje Iúna, em busca de uma nova vida, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento de Iúna e outros municípios da região.
O Presidente Emérito do Circolo Italiano di Iúna, Roberto Carlos Scardino Justo Marcondi, ao ser homenageado, disse ao prefeito de Castelluccio Superiore, Francesco Limongi que trazia, 150 anos depois, uma prestação de contas daquilo que fizeram os seus ancestrais e outros castelucenses em terras iunenses, descrevendo nomes e feitos daqueles primeiros imigrantes e seus descendentes, que ocuparam e alguns ainda hoje ocupam cargos de destaque, como embaixadores, cônsules, governadores e secretários de estado, desembargadores, promotores, procuradores, juízes, advogados, médicos, prefeitos, vereadores, não só de Iúna, mas também de outras cidades e em outros estados brasileiros.
Durante a solenidade o historiador Roberto Carlos Scardino Justo Marcondi fez a apresentação do livro "Às Margens do Rio Pardo", Volume II, bilíngue - português e italiano, contando a história das 38 famílias de castelucenses que imigram para Iúna nos idos de 1875 a 1890. Apresentou aos italianos um relógio de bolso, em prata, que foi levado para o Brasil por Vinzenzo Scardino, e um bandolim napolitano que pertenceu a Filomena D'Amico, conservado por mais de 90 anos por sua neta Júlia Scardini.
Momento de grande emoção foi a entrega, pelo advogado Roberto Carlos Scardino, de oito árvores genealógicas com os nomes e fotos de três gerações de imigrantes, resultado de uma pesquisa e coleta de fotografias que durou cerca de 40 anos. A apresentação passa a fazer parte do arquivo da Prefeitura de Castelluccio Superiore, que imediatamente expôs na praça principal e no Lavatoio, gerando grande curiosidade e desejo, por parte da população local, em conhecer os vultos daqueles intrépidos primeiros imigrantes que atravessaram o Atlântico e entrelaçam as suas histórias de vida à história da povoação e o desenvolvimento da cidade de Rio Pardo, hoje denominada na língua tupi como Iúna.
Comentários: